A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres terminou nesta terça-feira (09/12) em Camaçari, com sessão especial na Câmara de Vereadores. As atividades no plenário encerraram com a palestra sobre Gênero, proferida pela historiadora Isadora Ribeiro e a apresentação da peça teatral Acorda Menina.
A secretária da Mulher, Aurenita Castillo, fez um balanço das ações da pasta nos quatros anos de governo e anunciou obras e projetos para 2009. Estão previstas a ampliação dos serviços oferecidos na orla e a construção do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires. O local irá garantir orientação jurídica, atendimento psicológico, oficinas, palestras e atividades lúdicas.
Entre as ações da secretaria foram destacados o curso de qualificação profissional de baianas de acarajé, Mulher Cidadã, implantação do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico (NAPSJ), além da 1ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres, Marcha de Mulheres e realização da Campanha 16 Dias de Ativismo.
Este ano, Camaçari aderiu ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o que inclui novos projetos de assistência ao grupo. A construção do Yolanda Pires já é um início das ações, informa a secretária Aurenita Castillo.
Estiveram presentes na sessão a vice-prefeita, Tereza Ginffoni, a presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Janaína Dore, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Juliana Maia, mais os vereadores, Pedrinho de Pedrão (PSC), Janete Ferreira (PMDB), José Matos (PDT) e representantes comunitários.
CAMPANHA
Esse é o terceiro ano consecutivo que o Município, através da Secretaria da Mulher (Semu), promove a campanha. A proposta é mobilizar a sociedade em prol da implementação de políticas públicas para o segmento e incentivar a punição e denúncia de qualquer tipo de violência.
Em Camaçari, a campanha começou no dia 28 passado, com panfletagem, distribuição de panfletos educativos e 10 mil preservativos e informações sobre os serviços oferecidos pela Semu.
O evento foi realizado em parceria com as secretarias da Saúde (Sesau) e Assistência Social (Seas), Grupo Gay de Camaçari (CGC), Associações das Prostitutas e dos Travestis de Camaçari (Astracan), Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (GABA) e Coletivo Marias.

Ato reúne lideranças femininas na Câmara de Vereadores -