Sesp faz balanço de atividades do 3º trimestre de 2021

ASCOM
Publicado 19/10/2021 04:10:37

 
A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), no terceiro trimestre de 2021, atuou em frentes variadas de modo a garantir o bom fluxo das atividades necessárias à vida cotidiana no município. Atuou promovendo a defesa civil, o ordenamento e qualificação de ambulantes, a limpeza urbana, a iluminação pública, o transporte universitário, a vigilância patrimonial, bem como a coordenação de feiras, mercados e dos cemitérios públicos.

Na sede, entre maio e setembro, um levantamento de dados estruturou informações cadastrais que permitiu a regularização de 980 ambulantes, por meio da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante da Diretoria de Ordem Pública (Dirop). Na costa, em setembro, foram recadastrados 579 profissionais informais e 324 baianas de acarajé.

A secretaria segue com o trabalho de recadastramento, aliado à qualificação em empreendedorismo, fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Turismo (Setur). Em outubro, os trabalhadores de Vila de Abrantes passarão por recadastramento.

Ambulantes e baianas de acarajé que atuam em Barra do Jacuípe, Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca passarão pelo curso até dezembro de 2021. Aliado a isso, a Sesp, desde junho, mantém o serviço de fiscalização educativa na costa todos os finais de semana.

Os centros comerciais, conhecidos também como feiras municipais, situados na sede e costa receberam serviços contínuos, como lavagem, higienização, dedetização e manutenções pontuais. A feira da sede, além dessas ações, demandou manutenção de banheiros, de gradil e das escadas de estrutura metálica. Foram substituídas telhas translúcidas, lâmpadas, a viga estrutural do anexo (hortifruti), assim como tampas de ferro de caixas de gordura. Extintores receberam recarga e reposição.

De julho a setembro, a Coordenação de Limpeza Urbana (CLU) recolheu em torno de 24 mil toneladas (t) de resíduos domiciliares entre sede, costa e zona rural, perfazendo um total de pouco mais de 76 mil t. De entulho, no total dos três trimestres de 2021, foram pouco mais de 82 mil t, de forma manual e mecanizada. A CLU, da Diretoria de Serviços Urbanos, durante os nove meses deste ano, executou a varrição manual e mecanizada de quase 200 mil quilômetros (km) de vias e logradouros públicos, com 2.903 horas/máquina de capinação mecanizada.

Aliada à entrega de paisagismo na praça Abrantes, concluída em maio, neste 3º trimestre foram entregues a entrada de Barra do Jacuípe, as praças das Amendoeiras, em Arembepe, e dos 46, na sede. Nesta última, a Coordenação de Iluminação Pública por meio da Diretoria de Serviços Urbanos, também requalificou a iluminação pública do equipamento, realizando a revitalização de 54 postes, e instalou 147 luminárias de LED. Investimentos na qualificação da iluminação pública foram feitos na praça Dra. Eugênica, na Gleba B, onde foram instaladas 60 luminárias de LED na área dos quiosques, em julho. No mês seguinte, foi a vez da Massaranduba, no Parque Verde 3, receber a instalação de 274 braços de iluminação pública com potência entre 150w a 250w.

Ao longo do 3º trimestre, entre a sede, costa e zona rural, a Coordenação de Iluminação Pública realizou mais de 16 mil serviços de manutenção, sendo instalados diariamente 60 pontos de iluminação entre janeiro e setembro, com média mensal de 1.810 serviços.

A Coordenação de Proteção e Defesa Civil atendeu a cerca de 1.887 diligências, entre janeiro e setembro. Entre julho e setembro, foram 689. Capturas e apreensões de animais, inclusive abelhas e marimbondos, perfizeram um total 823 ocorrências, dentre as quais 181 ocorreram no último trimestre, de julho a setembro. Nesse período o órgão combateu 14 incêndios, que se somaram aos 203 ocorridos no primeiro semestre, atendendo assim a um total de 217 chamados. Foram cortadas, podadas ou remediadas quedas de 139 árvores, somando-se às 100 ocorridas no primeiro semestre de 2021. No total, foram 239 serviços do tipo.

Quanto a chamados relativos a deslizamento de terra, alagamento e ou enchente, de julho a setembro foram 18 ocorrências, que se somam aos 48 ocorridos no primeiro semestre, num total de 66 no 3º trimestre de 2021. Realizaram de janeiro a setembro 347 vistorias técnicas, que se somam a 213 atendimentos relativos a doação de lonas, afogamento, risco de desabamentos e desabamento, acidentes de trânsito, entre outros.

A Sesp, por meio da Coordenação de Transporte Universitário da Diretoria de Serviços Urbanos, organizou o planejamento para início do recadastramento de veteranos e cadastramento de novos alunos, entre julho e setembro. Durante os seis primeiros meses do ano, a secretaria acompanhou de perto a iminência de retorno às aulas presenciais pelas instituições de ensino superior, procurando nesse período sanar dúvidas e orientar o público estudantil usuário do serviço.

A coordenação dedicou todo o mês de setembro para realizar o recadastramento online, de modo a garantir segurança sanitária, agilidade e comodidade aos beneficiários. Apesar de o processo ter sido online, houve grande busca por atendimento por via telefônica para obter orientações quanto a procedimentos de como concluir o recadastramento. A demanda segue em avaliação por parte dos servidores da pasta que fazem a análise.

Dos 1.053 pedidos de recadastramento, 90 encontram-se em fase de apreciação. Para cadastramento de novos usuários, o sistema fica aberto até 29 de outubro, por meio do endereço https://sistemas.camacari.ba.gov.br/sesp/transporte_universitario/.

A Dirop, por meio da Coordenação de Vigilância Patrimonial, realizou monitoramento e rondas em todos os órgãos e prédios públicos do município, com destaque para a abertura de três novos postos de serviço até o 3º trimestre de 2021: o prédio do Soma LGBTQ1 +, a partir de janeiro; o Núcleo de Atendimento Social, em Barra do Pojuca, a partir de julho; e o Horto Florestal Linaldo da Silva, que a partir de agosto, passou a contar com vigilância aliada ao sistema de monitoramento com câmeras e alarmes. O equipamento que foi inaugurado em setembro.

Por meio da Dirop, em setembro teve início intervenção em 1.000 urnas funerárias no Cemitério Jardim da Eternidade, na Gleba H. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2022. A realização decorre de parceria entre a Sesp e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Em todos os cemitérios públicos municipais – Gleba C, Gleba H, Barra do Pojuca, Monte Gordo, Arembepe, Vila de Abrantes e Parafuso, a Sesp realizou a manutenção ordinária prestando serviços de limpeza, pintura, roçagem, capinagem, sacheamento, varrição e coleta de resíduos. Em seu conjunto, entre julho e setembro, foram realizados 1.347 sepultamentos nos equipamentos funerários públicos de Camaçari.

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