Sesp divulga balanço de serviços prestados no último quadriênio

ASCOM
Publicado 30/12/2020 03:12:14

A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) possui atribuições que impactam diretamente na qualidade de vida da população. Dentre os principais serviços gerenciados pela pasta estão as coletas de lixo e limpeza de ruas e espaços públicos, além da contínua manutenção e ampliação da rede de iluminação pública. Somam-se a estas tarefas, a oferta de suporte aos cidadãos em diversas situações de perigo e o desenvolvimento de ações relacionadas ao ordenamento, a exemplo da fiscalização do comércio informal e a administração do Centro Comercial (Feira de Camaçari), entre outras responsabilidades.

Durante os últimos quatro anos, a Prefeitura de Camaçari realizou, por meio da Sesp, a coleta de aproximadamente 350 mil toneladas de lixo domiciliar. Já as coletas de entulho (manual, mecanizada e com poliguindaste) recolheram mais de 480 mil toneladas de materiais em todo o município. O serviço de varrição também integra o cotidiano da pasta e foi realizado manualmente em 991.858 quilômetros de vias e logradouros, enquanto que de forma mecanizada, com auxílio de uma varredeira e uma carregadeira Bobcat, percorreu 36.700 quilômetros de vias e 13.800 quilômetros de praias no referido período.

Estes trabalhos de coleta de lixo e varrição são promovidos através da Coordenação de Limpeza Urbana (CLU), que, este ano, para auxiliar no combate à disseminação da Covid-19, agregou à sua relação de atividades a higienização de espaços públicos e locais de grande concentração de pessoas, como praças, fachadas de bancos e casas lotéricas, feiras e centros comerciais, pontos de ônibus, área do entorno das unidades de saúde, entre outros. Nestes ambientes, foi realizada a pulverização de solução composta por hipoclorito de sódio e água, aplicada com bomba manual ou motorizada.

De 2017 a 2020, também houve um trabalho intenso de melhoria do sistema de iluminação pública da cidade, por meio da Coordenação de Iluminação Pública (CIP), proporcionando mais segurança e dignidade para os moradores da sede e da costa de Camaçari. Foram criados cerca de 2.500 novos pontos de iluminação pública, em regiões que receberam lâmpadas com potência variando entre 150 e 1.000 watts.

Em paralelo aos esforços empreendidos na ampliação da oferta de iluminação pública, há um ininterrupto trabalho de manutenção, como o serviço de substituição de lâmpadas queimadas ou de vapor de sódio (luz amarela) por modelos com vapor metálico (luz branca), mais modernos, eficientes e econômicos. De acordo com o levantamento quadrienal da Sesp, o serviço foi realizado em aproximadamente 70 mil pontos de iluminação. A população pode realizar solicitações e reclamações acerca da iluminação pública através do 0800-284-0064 ou pelo WhatsApp (71) 98156-0844.

Uma das coordenações vinculadas à Sesp é a Defesa Civil de Camaçari, que, através do 199, atende chamados de emergência da população em situações diversas. Durante os últimos quatro anos, os agentes do órgão já atenderam cerca de 3.900 diligências, desde incêndios até ataques de abelhas. A disposição de salva-vidas nas praias do município integra os serviços de competência desta coordenação. Também é possível entrar em contato com a Defesa Civil por meio do celular (71) 98113-0178 ou pelo telefone fixo (71) 3622-7755.

A Sesp ainda é responsável por outros serviços, implementados através das coordenações operacionais de Vigilância Patrimonial (CVP); de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA); de Transporte Universitário (CTU); de Serviços Públicos (CSP); além das coordenações de Limpeza Urbana e de Iluminação Pública.

Por meio da CVP, o governo municipal tem aumentado a capacidade de resposta do sistema municipal de vigilância do patrimônio público. Um dos avanços de destaque no setor foi a criação do Centro de Operações de Camaçari (Cocam), que monitora, por meio de câmeras de segurança, pontos estratégicos do município. Esta e outras medidas evitam a depredação e furto nas instalações públicas, reduzindo prejuízos e garantindo o bem-estar dos funcionários e dos cidadãos que utilizam esses espaços.

Já a CLFCA busca coibir o comércio informal em espaços inadequados. Para tal, promove o Programa de Ordenamento do Comércio Informal, retirando das vias públicas instalações irregulares utilizadas para venda de itens diversos. Aproximadamente 150 baianas de acarajé e vendedores ambulantes já realizaram o cadastro e atualmente operam em espaços adequados, conforme as orientações do órgão. Para ampliar o suporte a esta categoria, a gestão buscou parcerias com entes públicos, privados e da sociedade civil para ofertar cursos, treinamentos e equipamentos para os ambulantes.

Através da CTU, a Prefeitura de Camaçari mantém a oferta gratuita de transporte para os universitários camaçarienses que estudam fora do município. Foram viabilizados cerca de 70 itinerários, atendendo sede e costa, e que beneficiam cerca de 4 mil pessoas, por semestre.

A CSP responde por diversos serviços, inclusive pela administração do Centro Comercial de Camaçari. Nos últimos quatro anos, foram sanadas as 18 irregularidades funcionais apontadas pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). O equipamento ficou sob risco de fechamento, mas a situação foi normalizada após a atenção destinada pelo governo municipal. Também é através desta coordenação que são realizados os serviços contínuos de manutenção dos mercados municipais e cemitérios.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.