Os homens foram o alvo do dia de intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra Rubéola, realizada sábado (30/08), em todo o Brasil. Em Camaçari, o dia D começou às 8h30, na policlínica do bairro Nova Aliança, onde pessoas lotaram o local para tomar a vacina e se prevenir contra a doença.
O eletricista Ademir Gomes de Santos, 25 anos, chegou cedo a unidade. Ele nunca tinha ouvido falar na doença, mas ouviu o chamado na televisão e resolveu contribuir como cidadão, mantendo a saúde em dia.
Agnaldo Santos Silva, 32 anos, levou até o cartão de vacinação. Para ele, é importante eliminar o número de pessoas com a doença no país. Os homens são muito relaxados com relação à saúde, por isso é sempre bom se prevenir.
Genivaldo e Josefa dos Santos saíram do Parque das Mangabas para se vacinar. Eles pretendem ter filhos em breve e não querem contágio durante a gestação, porque a doença provoca má formação no feto, podendo causar surdez, cegueira ou glaucoma.
De acordo com a Vigilância Sanitária, mais de mil doses foram disponibilizadas para Camaçari. A intenção é imunizar 79 mil pessoas, mas até agora só 44% da população procurou os postos. O índice ainda está abaixo do esperado.
A campanha continua até o dia 12 de setembro, dirigida a homens e mulheres com idade de 20 a 39 anos. Mesmo quem foi vacinado ou teve a doença deve ir ao posto receber a dose.
A rubéola é infecciosa e transmitida através de gotículas de secreção nasal. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2007 foram 8.684 casos da doença, sendo que 70% das vítimas são homens.

Homens perdem o medo e procuram os postos de vacinação -