Sesau vacina cães e gatos do Parque Verde e Gleba E

Iwwa Agência
Publicado 28/04/2008 03:04:27

Começou nesta segunda-feira (28/04), em Camaçari, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. O primeiro bairro beneficiado foi o bairro Parque Verde I. A ação domiciliar dos agentes acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A campanha tem como objetivo a erradicação e controle da raiva animal. A expectativa é de imunizar 22 mil cães e 6 mil gatos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibiliza para esta campanha 35 profissionais.

Em seguida, os agentes seguiram para o bairro da Gleba E. Para quem tem interesse em vacinar o animal fora da campanha, o CCZ oferece postos fixos o ano todo, às sextas-feiras, das 8h às 17h, nos postos de saúde da Nova Aliança, Gleba E, Camaçari de Dentro, Gravatá, Natal, Piaçaveira, Nova Vitória e Novo Horizonte. Além de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Pojuca, Monte Gordo, Parafuso e Barra de Jacuípe.

Apesar da resistência de alguns à vacina anti-rábica, pela falsa idéia de que pode provocar a morte dos animais, os agentes explicam que a imunização não mata. “O que pode ocorrer é o animal estar contaminado com outro tipo de doença, como a tuberculose e não resistir, vindo a falecer”, afirma o coordenador dos agentes, Antonio Borges.

Para a moradora do Parque Verde I, Maria José Santos, a campanha é muito boa, pois “faz bem aos animais e com isso elimina os riscos às pessoas”.

A raiva é uma doença fatal, que paralisa o corpo e afeta o sistema nervoso. A melhor forma de combater a raiva é através da vacina. Como prevenção, o dono deve observar o animal, que contaminado pára de comer e beber, saliva bastante e coloca a cauda entre as patas.

A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar. A doença pode ser transmitida por meio da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão.

Foto: Nelinho Oliveira

Meta da Prefeitura é imunizar 22 mil cães e 6 mil gatos -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as dos...

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de campeonato no Piauí

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de c...

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us