Sesau treina enfermeiros da rede

Iwwa Agência
Publicado 25/05/2011 11:05:37

A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) promove, nesta quinta-feira (26/05), o curso de manejo clínico da dengue para 70 enfermeiros que atuam nas USFs (Unidades de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e no HGC (Hospital Geral de Camaçari). O curso será ministrado no prédio da Vigilância Epidemiológica, das 8h30 às 17h.

Durante as oito horas de treinamento, técnicos da Vigilância Epidemiológica e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgarão os dados epidemiológicos do Município referentes à doença, explanarão sobre as ações desenvolvidas no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, além de orientar sobre os sintomas e como proceder para prevenir as formas mais graves da doença.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, o curso é uma prática da Sesau para buscar o diagnóstico precoce da dengue e evitar as complicações da doença, inclusive o óbito. Ainda segundo ele, de janeiro a maio deste ano foram registrados 60 casos de dengue no Município, no entanto, Camaçari não registra nenhum caso de óbito há três anos.

No último dia 11, foi realizada uma primeira capacitação para 70 médicos e enfermeiros, que aliados aos 70 enfermeiros que serão capacitados quinta-feira (26/05), atuarão como multiplicadores nas unidades em que trabalham. A proposta da Vigilância em Saúde é também atender os agentes comunitários, no segundo semestre deste ano.

Os sintomas da dengue são febre, vômito, manchas vermelhas pelo corpo, fraqueza e dores de cabeça, nas articulações, nos músculos e abdominais. Epidemiologicamente, para o caso ser classificado como suspeita de dengue, é necessário que o paciente apresente febre e mais dois outros sintomas.   

Foto: Carol Garcia

Curso da Sesau reforça o combate à dengue -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.