Em apenas dois dias do novo modelo descentralizado e informatizado de marcação de consultas e exames, a Secretaria de Saúde (Sesau) contabilizou 3.104 procedimentos agendados. Sendo 1.391 marcações na segunda (3/04) e 1.713 na terça-feira (4/04).
“Esses números mostram que estamos no caminho certo. Ainda não estamos com 100% das 18 unidades funcionando em sua plenitude e já conseguimos esses números” afirma Liliam Costa, diretora da Central de Regulação, ao lembrar que os números foram obtidos mesmo com os problemas de conectividade de internet e com a base do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).
Profissionais da Central de Regulação trabalham em ritmo intenso para destravar os problemas das marcações de consultas e exames e deixar as 18 unidades funcionando plenamente. A meta é estar com todos os postos de saúde informatizados até o segundo semestre.
Ao assumir a Secretaria da Saúde, em janeiro deste ano, o secretário Elias Natan encontrou uma situação onde as marcações aconteciam somente uma vez por semana, das 08h às 12h, apenas na Central de Regulação, e desde outubro passado, não aconteciam marcações.
“Nesse primeiro momento de implantação do sistema passaremos por alguns problemas. Isso é normal. Mas, já provamos nesses dois dias que o sistema funciona. Só pedimos um pouco mais de compreensão à população”, reforça o secretário da Saúde, Elias Natan.
As 18 unidades de marcação estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) das Glebas B e E, Camaçari de Dentro, Gravatá, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo, e nas Unidades de Saúdes da Família (USF's) da Nova Vitória, Jardim Limoeiro, Parque das Mangabas, Piaçaveira, Verdes Horizontes, Phoc / CAIC, Parafuso, Pé de Areia, Nova Aliança, Barra do Pojuca e Burissatuba.

A USF de Pé de Areia está entre as 18 unidades com novo modelo de marcação -