Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

ASCOM
Publicado 26/09/2022 04:09:07

O gestor da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, Elias Natan, prestou contas em Audiência Pública na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (26/9), referente ao 2º quadrimestre de 2022 da pasta. O secretário Elias Natan tem prestado conta dos trabalhos realizados desde o primeiro quadrimestre de 2017, quando assumiu a gestão da Sesau, no primeiro mandato do prefeito Elinaldo.

Entre os avanços destacados na Atenção Básica, comparando com o mesmo período em 2021, estão o crescimento no atendimento de saúde bucal, saltando de 32% para 51,2%; o número de consultas médicas, que foi de 70 mil para pouco mais de 114 mil; os mais de 5 mil atendimentos através do Sesau no Seu Bairro; a inauguração de dois odontomóveis; testagem para Covid-19 em 12 escolas municipais através do Programa Saúde na Escola com #partiutestagemnasescolas; inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B; a reinauguração da Academia da Saúde de Arembepe; entre outras melhorias.

Ainda na questão de saúde bucal, além da entrega dos odontomóveis, a Sesau, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), através da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), realizou 921 consultas com 5.141 procedimentos odontológicos e 133 tratamentos concluídos. O OdontoSesc está instalado na Costa de Camaçari na USF Fonte das Águas, em Arembepe. No 2º quadrimestre de 2022 também foi lançado o programa Sorriso no Mar, direcionado a cuidar da saúde bucal dos pescadores e marisqueiras do município.

Todo o trabalho realizado na Atenção Básica resultou para a Sesau a conquista do primeiro lugar no Previne Brasil, do Ministério da Saúde, entre os 10 municípios mais populosos da Bahia.

Na Atenção Especializada os avanços começaram com a entrega de cinco novas ambulâncias para os serviços de urgência e Regulação Municipal; entrega de 15 novas cadeiras de rodas sob medida; o atendimento a 3.650 usuários no Sistema de Transporte ao Usuário (STU); a realização de quase 159 mil atendimentos nas unidades de urgência e emergência de janeiro a agosto deste ano; entre outros.

Na Assistência Farmacêutica, de janeiro a agosto deste ano já foram empenhados mais de R$ 8,2 milhões na compra de medicamentos e foram atendidas 338.485 receitas. Somente no Programa de Medicamentos Excepcionais (PDME), já foram empenhados, com recursos próprios, mais de R$ 600 mil e foram atendidas 2.168 prescrições médicas. Na Farmácia do Povo 24h foram dispensados 51.308 receituários.

“Mesmo com todo este empenho de recursos e quantitativo de receitas dispensadas, ainda temos problemas de estoque de medicamentos em virtude do desabastecimento nacional, que atinge tanto farmácias públicas como privadas. Nós temos vários medicamentos com pedido de compra feito, recursos para pagamento já empenhados e o fornecedor não consegue entregar, porque não encontra o produto no mercado devido falta de insumos para produção dos mesmos”, explicou Elias Natan.

Uma das principais ações da secretaria, que ocorre desde janeiro deste ano, também foi destaque da Audiência Pública, que é o Sesau Fila Zero. Até agosto deste ano, já foram realizadas através do programa, 44 mil consultas especializadas, 11.130 exames de laboratório, 1.411 cirurgias, 29 mil ultrassonografias e 39.349 exames diversos. “Além da produção do Sesau Fila Zero, temos a produção normal da Regulação Municipal, que ocorre diariamente, no qual obtivemos 49.974 marcações de consultas e exames, 5.147 usuários recadastrados no SUS e 3.650 usuários transportados nas ambulâncias da regulação”, afirmou Elias Natan.

Quanto a Vigilância à Saúde, foram evidenciados a imunização contra a Covid, que passou para a rotina das salas de vacina; a implantação do programa Mosquito Zero no município para o combate ao Aedes aegypti; a campanha de vacinação animal contra raiva, inclusive com ações itinerantes de casa em casa, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos na sede e Costa de Camaçari; na castração de cães e gatos; e na Saúde Sanitária Ambiental e na Saúde do Trabalhador.

O secretário da Saúde concluiu a Audiência Pública afirmando que os dados apresentados são um breve resumo das ações e serviços realizados pela Sesau. “Muitos são os serviços prestados. Passaríamos um dia inteiro aqui para descrever cada um deles. Entretanto, sei que ainda temos desafios a vencer. E iremos vencê-los, pois, desde que assumi a gestão da Sesau, tenho superado desafios todos os dias, ao lado de uma equipe muito competente, na busca de oferecer um serviço humanizado para a nossa população”, finalizou Elias Natan.

Mais Notícias

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us