O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) está intensificando a vacinação de cães e gatos na zona rural de Camaçari. A finalidade é imunizar, de casa em casa, os animais nos lugares de difícil acesso ou mais distantes da sede.
Uma equipe de oito agentes de endemias do programa de combate à raiva estará essa semana, em Caraíba e Boa Esperança, aplicando as vacinas de rotina. Em setembro, aconteceram imunizações nas comunidades de Sucupira, Água Fria, Pau Grande, Fonte das Águas e Barra do Pojuca.
Na sede, as pessoas podem vacinar os cães e gatos todas as sextas-feiras, nas unidades de saúde dos bairros Camaçari de Dentro, Gleba B, Gleba E, Gravatá, Nova Aliança, Novo Horizonte, Nova Vitória, Piaçaveira e Parafuso.
A imunização na orla está disponível nos postos de Parafuso, Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Pojuca, Monte Gordo e Barra de Jacuípe. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
CAMPANHA
Em setembro, Camaçari realizou a campanha nacional de vacinação contra a raiva, onde foram imunizados 13.851 cães e 2.995 gatos. De acordo com a veterinária Sandra Passos, responsável técnica do (CCZ), o resultado foi positivo e a vacinação de rotina continua. O último caso registrado de animal contaminado pela raiva foi em 2005, portanto estamos livres da doença há quatro anos.
A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso do animal e pode ser transmitida para o humano através da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão. A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca as pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar.