Sesau inicia pesquisa de satisfação nas unidades de saúde

ASCOM
Publicado 05/10/2022 08:10:38

Com o objetivo de qualificar os serviços das unidades de saúde do município, tanto da atenção primária como da especializada, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, por meio da Coordenação de Gestão de Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (Cogeths), iniciou uma pesquisa de satisfação qualitativa nos postos. Por enquanto, a pesquisa ocorre na Atenção Primária, porém, se estenderá por todos os serviços da Sesau.

Inicialmente, a pesquisa foi realizada nas unidades de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira, Lama Preta, Dois de Julho, Jardim Limoeiro II, Parque das Mangabas, Cachoeirinha, Phoc II e Nova Vitória. “Entretanto a pesquisa será aplicada em todas as nossas unidades de saúde. Queremos e iremos ouvir os usuários para saber a opinião deles, desde o atendimento às condições físicas das unidades. Não há caminho melhor para qualificar um serviço do que ouvindo o usuário”, afirmou o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan.

Responsável pela coordenação da pesquisa, a médica clínica e especialista em Saúde da Família, Dr.ª Adriana Castillo Fernandez Rocha explicou que, “nessa pesquisa queremos identificar o contato direto e a relação profissional/usuário; coletar informações quanto às condições das unidades e coletar dados referentes ao acesso, acolhimento e assistência aos usuários. Depois iremos analisá-los e utilizá-los para melhoria dos serviços e qualificação dos servidores”.

A pesquisa tem ocorrido de duas maneiras, conforme esclareceu Beatriz Veloso, responsável pela criação do formulário da pesquisa. “Temos realizado ela de forma presencial, indo à unidade de saúde e ouvindo o usuário in loco. E temos feito também por telefone, ligando para os usuários das unidades”.

Responsável pela aplicação da pesquisa presencial, Marcos Paulo Neres destacou a reação das pessoas ao saberem da sondagem. “A reação é a mais positiva possível, pois, o usuário se sente prestigiado quando tem sua demanda, seja ela uma crítica, sugestão ou elogio, ouvida pela gestão”.

Além da pesquisa qualitativa, realizada pela equipe da Cogeths, o secretário Elias Natan informa que as pessoas que fazem uso dos serviços da Secretaria da Saúde também podem enviar elogios, sugestões e reclamações para a Ouvidoria SUS, através do número 156. “Além disso, também enviamos para as unidades cartazes com um QR Code, para ser fixado na recepção das unidades de saúde. Através dele, o usuário também pode acessar uma pesquisa para relatar sua experiência com o serviço naquela unidade”.

Mais Notícias

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Proerd forma 746 estudantes na sede de Camaçari

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us