Sesau implanta novos postos de coleta de exames

Iwwa Agência
Publicado 11/06/2008 08:06:53

Seis novos postos de coleta vão ser entregues à população de Camaçari nos próximos meses. Concluídas as obras, a Prefeitura vai garantir atendimento em 19 unidades de saúde da sede e da orla.

A meta é de que até o final deste ano, quando serão construídos mais oito postos de Saúde da Família (PSF) com o serviço de coleta, a cobertura atinja 85% da rede.

Ganham postos de coleta os PSFs dos bairros Santo Antônio e Parque Florestal, as Unidades Básicas (UBS) de Vila de Abrantes, Gleba E e Nova Aliança, além do Pronto Atendimento (PA) de Nova Aliança. Todas as obras são custeadas com recursos do Município.

O PA Nova Aliança ainda será contemplado com um centro de bioimagem para realização de raio X e laboratório com bioquímica e hematologia. A nova estrutura fica pronta em setembro. As demais unidades entram em funcionamento em dois meses.

Os postos de coleta garantem serviços como sumário de urina, parasitológico de fezes, triglicérides e exames de sangue. E o melhor é que os moradores podem fazer consulta e exame laboratorial no mesmo lugar, o que segundo o coordenador de Apoio Diagnóstico e Terapêutico de Camaçari, Alexandre Simões, reduz o prazo de entrega dos resultados e o tempo de espera do paciente.

“Hoje o paciente é atendido no próprio bairro e tem o resultado do exame em um prazo médio de 7 dias”. A Secretaria da Saúde (Sesau) ainda pretende reformar o Pronto Atendimento de Arembepe, onde também será construído um PSF e instalada nova equipe de saúde.

LABORATÓRIO CENTRAL
Alexandre Simões afirma ainda que se encontra em fase final de elaboração o projeto de construção do Laboratório Central. Construído com recursos municipais, o proejto vai oferecer à comunidade laboratório de bioquímica, parasitologia e uroanálise.

A meta é atender mil pacientes por dia, de Camaçari e cidades circunvizinhas. Funcionará em 350 metros quadrados de área construída, na avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo. “O Laboratório Central de Camaçari vai virar referência regional, pois vai centralizar o atendimento municipal e de outras regiões mais próximas, antes atendidas pelo Lacen de Salvador”.

Atualmente, funcionam postos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Camaçari de Dentro, Gravatá, Gleba B, Arembepe e Monte Gordo, PSF´s do Phoc 3, Parafuso, Piaçaveira, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Jauá, Barra do Pojuca e a Policlínica do Centro. Mais de trinta profissionais, entre técnicos e bioquímicos, compõem as equipes. Cada unidade atende cerca de 30 pessoas por dia.

Foto: Nelinho Oliveira

Serviço aumenta humanização do atendimento no Município -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.