O Dia Nacional da Equoterapia – celebrado em 9 de agosto – foi festejado pela Secretaria da Saúde (Sesau) no Centro de Equoterapia Nosso Lar, localizado no bairro do Santo Antônio. A unidade é conveniada à Prefeitura de Camaçari e atende 50 crianças e adolescentes, com transtornos como paralisia cerebral, hidrocefalia, autismo, retardo mental, transtorno psicológico, dentre outros.
O secretário da Saúde, Elias Natan, destacou a sensibilidade do prefeito Antonio Elinaldo em renovar o convênio com o centro, que auxilia no tratamento de crianças com transtornos psicomotores em Camaçari. O próximo passo é ampliar o pacto para oferecer o serviço para mais crianças e adolescentes. “A equoterapia é tratamento espetacular e o trabalho desenvolvido pelos profissionais do centro está de parabéns”, concluiu o titular da pasta.
O Centro de Equoterapia Nosso Lar conta com uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeuta, equoterapeuta, instrutor de equitação para equoterapia, auxiliar guia e fonoaudiólogo. A unidade atende pacientes do SUS que são encaminhados por médicos neurologistas e neuropediatras do Centro de Unidade de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i).
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.