Sesau faz campanha contra a tuberculose

Iwwa Agência
Publicado 21/03/2012 12:03:55

Nesta sexta-feira (23/03) será realizada uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no sábado (24/03). A ação começa às 8h30, com saída da Biblioteca Jorge Amado, na avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), em direção à praça Desembargador Montenegro.

A praça sediará apresentações culturais, jogos educativos, atendimento à população e distribuição de material informativo sobre a tuberculose. Além disso, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) irá oferecer o teste rápido de HIV.

O objetivo da caminhada é alertar a população para os sintomas e o tratamento da doença, além de tirar dúvidas e divulgar informações sobre a tuberculose.

De acordo com a responsável pela área técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Ana Iara, diversas pesquisas comprovam que o grande problema do contágio da tuberculose é a desinformação das pessoas. “A maioria das pessoas desconhece os sintomas e o tratamento”, garante Ana Iara.

O Programa Municipal, parte integrante da Atenção Básica da Saúde de Camaçari, atua desde a busca pelo paciente sintomático até a garantia do tratamento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no qual os pacientes ainda recebem uma cesta básica para melhorar a alimentação, “fator de extrema importância para o êxito do tratamento”, explica Ana Iara.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) atendem pacientes diagnosticados com tuberculose. Na maioria dos casos, os portadores da doença não precisam ser acompanhados por especialista.

Foto: Wendell Wagner

Campanha termina na Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.