Sesau faz campanha contra a tuberculose

Iwwa Agência
Publicado 21/03/2012 12:03:55

Nesta sexta-feira (23/03) será realizada uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no sábado (24/03). A ação começa às 8h30, com saída da Biblioteca Jorge Amado, na avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), em direção à praça Desembargador Montenegro.

A praça sediará apresentações culturais, jogos educativos, atendimento à população e distribuição de material informativo sobre a tuberculose. Além disso, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) irá oferecer o teste rápido de HIV.

O objetivo da caminhada é alertar a população para os sintomas e o tratamento da doença, além de tirar dúvidas e divulgar informações sobre a tuberculose.

De acordo com a responsável pela área técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Ana Iara, diversas pesquisas comprovam que o grande problema do contágio da tuberculose é a desinformação das pessoas. “A maioria das pessoas desconhece os sintomas e o tratamento”, garante Ana Iara.

O Programa Municipal, parte integrante da Atenção Básica da Saúde de Camaçari, atua desde a busca pelo paciente sintomático até a garantia do tratamento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no qual os pacientes ainda recebem uma cesta básica para melhorar a alimentação, “fator de extrema importância para o êxito do tratamento”, explica Ana Iara.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) atendem pacientes diagnosticados com tuberculose. Na maioria dos casos, os portadores da doença não precisam ser acompanhados por especialista.

Foto: Wendell Wagner

Campanha termina na Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us