Sesau discute projetos para quadriênio 2010/2013

Iwwa Agência
Publicado 15/07/2009 01:07:38

A construção do Plano Municipal da Saúde, quadriênio 2010 – 2013, está em fase adiantada. A identificação de problemas na área e a consolidação de propostas para melhoria no atendimento à população estão sendo definidas em encontro na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Camaçari tem até o dia 31 de março de 2010 para encaminhar o Plano à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A partir daí, estará habilitado para concorrer com projetos e captar recursos para a área. A vigência do Plano Municipal, anos 2006-2009, é até setembro deste ano.

As ações são sistematizadas através de três oficinas, divididas pelos eixos temáticos População de Jovens Vulneráveis ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Dificuldade de Acesso ao Serviço de Saúde e Baixa Qualidade no Atendimento dos Usuários do Serviço de Saúde. Cada grupo é mediado por dois facilitadores e um relator.

Participam gestores da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau). Para a secretária, Efigênia Cardoso, “ter o Plano é condição básica para garantia de recursos. Além disso, ele é um instrumento de gestão que consolida o processo de planejamento da saúde de Camaçari”.

A proposta é de que o novo instrumento de gestão seja apresentado à comunidade na 5ª Conferência de Saúde, prevista para setembro.

O Plano começou a ser construído pela Prefeitura em março de 2007, durante a 4ª Conferência, onde ainda foi realizada uma consulta popular com o objetivo de saber as demandas e carências da área. O evento é realizado a cada quatro anos.

O diretor de Planejamento da Sesau, Walberto Herreira Medina, destaca a intersetorialidade como avanço na saúde. Para o diretor, as parcerias firmadas com outras secretarias municipais foram fundamentais para a construção de políticas públicas para o setor e garantia de serviços nas áreas de esporte, cultura e desenvolvimento social.

Nas oficinas para elaboração do Plano Municipal de Saúde, os gestores também discutem os projetos e programas do governo para adequação ao Plano Plurianual (PPA).

Foto: Carol Garcia

Encontro reúne técnicos e gestores da secretaria -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.