Sesau cede equipamentos para o HGC

Iwwa Agência
Publicado 18/06/2012 03:06:21

A Prefeitura de Camaçari cedeu duas mesas cirúrgicas de alto padrão e nove médicos de cinco especialidades para o HGC (Hospital Geral de Camaçari). As iniciativas vão ampliar a capacidade da unidade de saúde de realizar cirurgias eletivas no Município. Os equipamentos, em uso desde o dia 09 deste mês, foram fornecidos para o centro cirúrgico do hospital e os profissionais, destacados para realizar as cirurgias.

De acordo com o secretário da Saúde de Camaçari, Vital Sampaio, as novas mesas vão servir, especialmente, às cirurgias eletivas, que estavam com a demanda reprimida, uma vez que o HGC só possuía duas mesas cirúrgica que atendia, prioritariamente, à urgência. Ainda segundo o secretário, os equipamentos são automatizados, de alta qualidade e atendem, inclusive, às cirurgias ortopédicas.  

Vital Sampaio frisou ainda, que além de diminuir o déficit por cirurgia eletiva no Município, as medidas vão contribuir para a redução da demanda das emergências no hospital e nas unidades de pronto atendimento, uma vez que as cirurgias eletivas resolvem o problema clínico do paciente e evita que tenham novas crises, diminuindo assim, a procura pelo atendimento de emergência.  

 A grade dos especialistas disponibilizados para ampliar a oferta de vagas para as cirurgias eletivas no Município engloba um cirurgião de cabeça e pescoço e um de proctologia, além de dois de ginecologia, dois clínicos gerais e três urologistas.

Segundo o diretor médico do HGC, Francisco Santana, com as novas mesas e os profissionais cedidos, será possível realizar 15 cirurgias semanais a mais. Atualmente, o hospital faz 28 cirurgias eletivas por semana nas especialidades de ortopedia, vascular e geral, além das cirurgias de urgência, que têm prioridade.

Satisfeita com as novas parcerias firmadas com a Prefeitura, a diretora geral do HGC, Dorilda Vasconcelos, afirmou que a ação é bastante positiva e reforça ainda mais a parceria existente. Atualmente, a administração municipal concede 129 profissionais ao hospital, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal do setor administrativo.

Dorilda Vasconcelos informou ainda que as cirurgias eletivas de ginecologia foram iniciadas e anunciou que as operações de proctologia estão marcadas para começar no dia 22 e as gerais no dia 30 deste mês. Os procedimentos na área de urologia e cabeça e pescoço ainda estão sendo programados.

 

Slideshow | 3 fotos

Sesau cede equipamentos para o HGC

Mais Notícias

Reunião trata de ajustes para festejos juninos de Camaçari

Reunião trata de ajustes para festejos juninos de Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (19) em Camaçari

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de encontro promovido pela Sedes

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de enco...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.