Sesau capacita profissionais

Iwwa Agência
Publicado 19/02/2014 07:02:31

Agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das USFs (Unidades de Saúde da Família) do Município estão sendo capacitados através do projeto Caminhos do Cuidado.

Ao todo, 358 profissionais irão receber informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento de saúde prestado às pessoas com transtornos mentais e usuários de crack, álcool e outras drogas e aos familiares. Dividida em oito turmas, com aproximadamente 50 profissionais cada, a capacitação acontece uma vez por semana, um total de cinco encontros e com 40 horas/aula.

Nesta quarta-feira (19/02), o treinamento aconteceu simultaneamente em Arembepe e na Cidade do Saber e contemplou os profissionais de Fonte das Águas, Areias, Pé de Areia, na orla, e dos bairros Nova Vitória, Phoc I, II e III, Nova Aliança e Glebas B e E, na sede do Município. Iniciada na terça-feira (18/02), a capacitação já atendeu os profissionais das localidades de Monte Gordo e Vila de Abrantes.

De acordo com Paloma Nascimento, responsável pelo apoio institucional do Departamento de Atenção Básica da Sesau (Secretaria da Saúde), o objetivo é estimular um novo olhar sobre os dependentes, que são estigmatizados pela sociedade, e levar essas pessoas e os respectivos familiares para mais perto dos atendimentos de saúde ofertados pelo Município.

Outra questão importante, segundo Paloma Nascimento, é que a partir da capacitação os cuidados oferecidos regularmente nos CAPSs (Centro de Atenção Psicossocial) e CESMEs (Centro de Especialidades em Saúde Mental) do Município serão descentralizados e ampliados.

Para a técnica de enfermagem da USF de Machadinho, Magnalva Pereira, de 35 anos, conhecimento é sempre válido e este aprendizado é bem vindo, “especialmente porque serve para além do trabalho, visto que a problemática das drogas faz parte do dia a dia de todos”, disse a profissional que atua há cinco na área.

O projeto Caminhos do Cuidado está inserido no programa de combate às drogas Crack, é Possível Vencer. As atividades são ministradas por representantes da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde). Os participantes recebem material didático e uniforme padronizado e, ao final da capacitação, o certificado. 

Slideshow | 3 fotos

Sesau capacita profissionais

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.