Sesau capacita enfermeiros

Iwwa Agência
Publicado 03/06/2013 04:06:30

Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), a Prefeitura realizou nesta segunda-feira (03/05) o segundo treinamento de Acolhimento e Classificação de Risco com ênfase na Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho. A ação integra o programa Saúde na Copa e visa reciclar profissionais da rede municipal de urgência e emergência para oferecer um atendimento à comunidade de qualidade, confiança e compromisso.

O encontro foi marcado por palestras, dinâmica de grupo e troca de experiências e reuniu enfermeiros das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e do Samu-192 (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Durante o treinamento, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, falou sobre a necessidade dos profissionais de enfermagem de diversos setores trabalharem de forma integrada para garantir a continuidade da qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a coordenadora geral das Unidades de Pronto Atendimento, Ana Paula Oliveira, o objetivo da capacitação é qualificar os enfermeiros para que eles utilizem os instrumentos de classificação de risco, através dos símbolos das cores que identificam o grau de cada paciente, “com o propósito de minimizar os problemas que ocorrem nos atendimentos de urgência e emergência”, completou.

A assistente social Inês Rosa ministrou palestra sobre o acolhimento humanizado nas redes de atendimento. “Devemos atuar com foco na qualidade, eficiência e nos resultados”, explicou.

Também foram relatados aspectos éticos e legais do Acolhimento com Classificação de Risco, assuntos ministrados pelo enfermeiro Benedito Fernandes, que compartilhou artigos do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) referentes à ética e os procedimentos que devem ser respeitados no atendimento de urgência e emergência.

A enfermeira Maristela Luz, que atua na área de urgência e emergência há mais de 10 anos e atualmente trabalha na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Vila de Abrantes, ressaltou que a capacitação é de extrema importância, “pois nos orienta como acolher o paciente e direcioná-lo ao atendimento adequado”, frisou. 

Slideshow | 6 fotos

Sesau capacita enfermeiros

Mais Notícias

Camaçari ganha marca de participante do PNPC

Camaçari ganha marca de participante do PNPC

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.