Sesau avança na acessibilidade aos serviços de saúde em 2022

ASCOM
Publicado 04/01/2023 11:01:16

Após alguns anos investindo na requalificação das estruturas físicas das unidades de saúde do município, em 2022 a Secretaria da Saúde (Sesau) focou na qualificação da acessibilidade da população aos serviços de saúde, sem deixar de lado as intervenções das unidades e a implantação de novas ofertas.

Uma das principais marcas da Sesau em 2022 foi a implantação do maior programa de cirurgias eletivas e exames que já aconteceu na cidade, o Sesau Fila Zero que em 12 meses realizou cerca de duas mil cirurgias eletivas, inclusive pediátricas, e mais de 100 mil procedimentos entre consultas e exames.

Na Atenção Primária houve o avanço na cobertura da estratégia de saúde da família de 57% em 2017 para 74% em 2022, com 67 equipes de saúde em funcionamento. Ainda na Atenção Primária, a Sesau obteve importantes conquistas, ficando, por dois quadrimestres consecutivos do ano de 2022, com o melhor desempenho nos indicadores do Previne Brasil dentre os 10 municípios mais populosos da Bahia. Estes indicadores medem a qualidade no pré-natal, na saúde bucal das gestantes, nas coberturas vacinais de crianças, na realização de preventivo para mulheres e no acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Ainda no reconhecimento da qualidade do atendimento em Camaçari, a Sesau recebeu o Prêmio Irmã Dulce 2022 pelo trabalho realizado com o acesso avançado nas unidades de saúde, através do atendimento por demanda espontânea. Onde, mesmo não tendo agendamento para atendimento no dia, o paciente ao chegar na unidade precisa ser acolhido, orientado e ter sua demanda atendida no mesmo dia.

Dentre as construções, requalificações e ampliações das unidades de saúde, foram entregues: a Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B, ampliada com duas equipes de saúde da família além de uma equipe de saúde bucal e estrutura totalmente requalificada; a Academia da Saúde de Fonte das Águas, em Arembepe, totalmente requalificada e ampliada para a prática de atividades físicas e promoção da saúde; o Centro Especializado de Atendimento ao Usuário dos SUS – o CEASUS, que reúne a entrega dos benefícios da saúde em um local central e totalmente requalificado, para atender o cadastro dos novos beneficiários de: óculos, cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, dentre outros benefícios.

O município ainda ganhou a nova sede do Programa de Dispensação de Medicamentos Especiais (PDME), com a oferta de medicamentos que não estão na relação do SUS; o consultório médico da comunidade da Cordoaria, facilitando o acesso da população quilombola da região aos serviços de saúde, uma vez que esses moradores precisavam se deslocar para Cajazeiras de Abrantes para obter o atendimento, e agora estão sendo atendidos perto de suas residências; a implantação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), com capacidade mensal de atendimento de duas mil pessoas com os serviços de mamografia, ultrassonografia, endocrinologia, consultas ginecológicas, mastologia, serviço social, atendimento às mulheres vítimas de violência, psicologia, testes rápidos, colocação de DIU e práticas integrativas e complementares em saúde, além de pré-natal de alto risco e outras especialidades para a saúde da mulher.

Para viabilizar serviços de saúde mais próximos da população, a Sesau realizou em 2022 três edições do Programa SESAU no Seu Bairro. Os bairros beneficiados foram: Jardim Limoeiro, com 1.904 atendimentos realizados; Coqueiro de Arembepe, com 1.190 atendimentos realizados; e Parque das Mangabas, com 1.912 atendimentos realizados. Outras ações itinerantes ocorreram com a vacinação, testagem e acompanhamento nas comunidades de Rancho Alegre e Algarobas.

Outro importante avanço aconteceu na saúde bucal, a começar pela manutenção de mais de 50% dos consultórios odontológicos. Foi implantado o Programa Mar de Sorrisos, ampliando o acesso às ações de saúde bucal dos pescadores e marisqueiras da Costa de Camaçari. A saúde bucal também se fortaleceu com a entrega de dois Odontomóveis que estão realizando atividades itinerantes com dentistas nas comunidades com mais dificuldade de acesso às unidades de saúde.

Os trabalhos não pararam e a Sesau entregou mais de 100 cadeiras de rodas feitas sob medida, para usuários cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), entre monobloco e tetraplégico padrão, em 2022, além de 131 óculos, na maioria para alunos das escolas públicas, através do Programa Saúde na Escola, que acontece em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

No compromisso de manter a qualidade dos programas já implantados, a Secretaria de Saúde ampliou o programa de castração animal em 2022 para inscrições presenciais nas unidades de saúde e com isso realizou mais de 600 castrações de cães e gatos no período. Uma importante ação de segurança à saúde sanitária.

No tocante à vacinação contra Covid-19 em 2022, Camaçari deu um importante passo com a ampliação da vacinação para todas as unidades de saúde de sede e costa. Assim como implantou a vacinação aos sábados também nas unidades de Saúde da Família da Gleba B e Nova Aliança.

Mais Notícias

Pagode, axé, forró e piseiro tomaram conta do palco Katita e encerraram os shows do espaço Arena

Pagode, axé, forró e piseiro tomaram conta do palco Katita e encerr...

Foliões curtem terceira noite dos palcos alternativos com sentimento de saudade

Foliões curtem terceira noite dos palcos alternativos com sentiment...

Atuação de barraqueiros e ambulantes é fiscalizada durante Festival de Arembepe 2023

Atuação de barraqueiros e ambulantes é fiscalizada durante Festival...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us