Com o objetivo de tratar sobre práticas de relacionamento intrapessoal e interpessoal para um melhor conviver, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), em parceria com a Fundação Alphaville, promoveu um workshop para as servidoras da pasta, no Horto Florestal Linaldo da Silva. Com o tema: Convivência que constrói, o encontro foi realizado de 17 a 19 de abril, reuniu trinta colaboradoras, de diversos setores do órgão, sendo uma turma com 10 profissionais a cada dia.
O treinamento foi ministrado pela especialista em projetos sociais da Fundação Alphaville, Débora Silva e Silva. “Essa atividade aqui, é resultado de um termo de cooperação, que está sendo constituído com a Sedur. Serão três etapas, essa é a primeira formação para os técnicos, que trabalham diretamente com o público externo, com atendimento. A proposta é copilar a metodologia da Fundação, para que a gente pegue os principais instrumentos e trabalhe com as relações intra e interpessoal, o autoconhecimento e também a possibilidade deles serem melhores e melhor atender ao público”.
A relação interpessoal diz respeito às interações realizadas com outras pessoas, que podem ser amigos e familiares ou colaboradores, no caso do ambiente corporativo. Cada tipo de relacionamento com outra pessoa exige um comportamento diferente, especialmente no trabalho. Já a relação intrapessoal, trata-se do relacionamento estabelecido consigo mesmo, seus desejos e sentimentos.
Dentro do contexto geral, foram trabalhados durante seis horas diárias, temas como técnicas de gestão emocional, empatia e autoconhecimento. Para a colaboradora da Diretoria Urbanística (Dirurb), Cristina Borges, o encontro despertou grandes emoções. “A vivência aqui, me trouxe emoções em questões familiares, de relacionamento com colegas de trabalho, que são coisas que a gente vive todos os dias e não se importa. Hoje aconteceram coisas aqui que me deixaram com muita gratidão. Consegui despertar coisas novas em mim, que vou levar para minha família e para o meu trabalho”, comemorou.
Para a assistente administrativo da Coordenadoria de Licenciamento Urbanístico (CLU), Luciana Andrade, o workshop foi maravilhoso. “O que eu aprendi foi sem dúvida, maravilhoso. Fez aumentar meu conhecimento, me fez ver coisas que normalmente a gente não se atenta a observar. E em relação ao meu trabalho, foi diferente. Tenho certeza que vai refletir na forma como eu trato os meus colegas, vai ampliar minha forma também de tratar os requerentes. Com certeza vai melhorar muito. Esse treinamento abriu meu olhar para quem sou eu, e o que eu posso dar para o outro”, frisou.
Já para a servidora da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), Eliane Oliveira, “o dia foi algo novo! Ganhei muito aprendizado e, com certeza, vai me ajudar muito no melhor desenvolvimento do meu trabalho, acolher melhor e enxergar as pessoas com outro olhar, com amor. Além de ajudar no amadurecimento, não só profissional, mas também pessoal. O trabalho aqui hoje foi maravilhoso, bem interessante, nos libertou. Estamos saindo daqui livres, e quando você está livre, está aberto para aprender mais e se doar mais”, salientou.
O mesmo sentimento foi compartilhado pela colaboradora da Diretoria Ambiental (Diram), Maria Eduarda Suassuna. “A experiência que eu tive aqui hoje, é a que levarei para vida. Tanto para a convivência pessoal quanto a profissional. Vou levar esse aprendizado, para me tornar uma pessoa melhor. Só gratidão pelo dia!”, concluiu.
A Sedur salienta, que quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais.


Especialista em projetos sociais da Fundação Alphaville, Débora Silva e Silva








