Para comemorar o Dia do Servidor, no dia 28 próximo, nada melhor do que bons exemplos. Com 30 anos de profissão, a historiadora e professora de Camaçari Sandra Parente, autora de dois livros sobre o Município, é referência de como o trabalhador público pode ser produtivo, competente e capaz de transformar o ambiente onde atua.
Sandra diz que é gratificante ver os avanços da educação e o bom andamento do Município. O professor agora tem as ferramentas necessárias para oferecer um ensino de qualidade, a exemplo de computadores, reciclagem e o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV).
Orgulhosa por ter sido professora de escola pública, a historiadora diz ser educadora por vocação. Sandra Parente deixou de lecionar para se dedicar aos livros, a quem chama carinhosamente de filhos. Aposentada há 10 anos, ela mata a saudade da profissão escrevendo sobre Camaçari ou quando encontra os ex-alunos. Se existir outra vida, gostaria de ser novamente professora.
Para a escritora o servidor público é importante independentemente da posição hierárquica que ocupe. Sem o seu trabalho é impossível colocar a máquina para funcionar, afinal o progresso é feito do trabalho de todos e do esforço de cada um.
LIVRO VIVO
Natural de Camaçari, Sandra Parente divide o tempo entre o município e a capital baiana. Formada em Filosofia pela Universidade Católica, trabalhou como professora por 27 anos e atua como historiadora há 12. Publicou dois livros Camaçari, Sua História, Sua Gente, já na segunda edição, e Histórias que não contei.
Aos 60 anos, a escritora ainda encontra energia para produzir. Segundo ela, a sua mais recente criação é a revista infantil Camaçari em Quadrinhos. A obra será lançada no próximo ano. O trabalho tem como principal proposta estimular a leitura e formar uma geração amante da cultura e da história local.

Pesquisadora é uma das principais referências do Município -