Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação de Camaçari (Seprom) realiza a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e todas as formas de discriminação.
Em 2009, o tema é Uma Vida Sem Violência é um direito da Mulher e contará com palestras, oficinas e mostra de vídeos nas escolas e comunidades do Município, além de distribuição de material informativo.
O primeiro evento acontece no dia 19, às 16h, com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, sobre o Dia da Consciência Negra.
Dando seqüência à programação, será realizado no dia 21, um seminário Quilombola, das 8h às 17h, na Associação de Moradores de Cordoaria.
Paralela às atividades, serão promovidas, até o dia 27, palestras nas escolas Luís Rogério, Polivalente, Marquês de Abrantes, José de Freitas Mascarenhas, Maria Quitéria, Monteiro Lobato, Tancredo Neves, em Jauá, Cosme de Farias e Lídia Coelho, em Arembepe, sobre Violência contra a Mulher.
No dia 28, um estande estará disponível, nos turnos matutino e vespertino, na Cidade do Saber, para prestar orientação jurídica, corte de cabelo, penteado afro, divulgação e distribuição de material informativo da campanha.
A Seprom também se fará presente no Dia Mundial de Combate à AIDS (1/12) com um estande, das 8h às 12h, nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes, com entrega de material informativo e preservativo. Ás 16h acontece na Câmara uma sessão especial alusiva à data.
A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 154 países.
No Brasil ela começa mais cedo, em 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra.

O movimento de mulheres de Camaçari é um dos mais organizados -