Seplan cadastra logradouros da sede e orla

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2008 03:05:09

O processo de regularização de logradouros de Camaçari tem avançado rapidamente. Em pouco mais de dois meses, 1.200 cadastros foram realizados. O cadastramento vai cobrir todo o Município, inclusive a orla.

Além de registrar informações comuns, como nomes, extensão e numeração, a ação da Secretaria de Planejamento da Prefeitura (Seplan), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), coleta dados relacionados à infra-estrutura.

O chamado Cadastro Técnico Multifinalitário permite ao Município saber a realidade de cada localidade, pois informa sobre a existência ou não de rede de esgoto, de abastecimento de água, pavimentação, iluminação pública, telefonia, gás, energia elétrica e drenagem.

O trabalho de pesquisa e levantamento de dados unifica o endereçamento dos imóveis, com base no sistema de numeração métrica linear. O objetivo é consolidar a Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM).

O projeto atende a solicitação da comunidade e foi desenvolvido devido à necessidade de atualização dos dados, haja vista o aumento das regiões habitadas no Município e as mudanças de nomes de logradouros.

A regularização foi concluída nos bairros de Buri Satuba, Centro, Ficam 2, Gleba B, Lama Preta, Natal, Parque Florestal, Phoc 1 (Nova Aliança), Phoc 2 (Renascer), Phoc 3 (Tancredo Neves) e Piaçaveira.

O último levantamento de dados, feito em 1996, agregou apenas a sede. No processo atual, o técnico vai a campo, preenche boletins com informações para o desenvolvimento de mapas no software de georeferenciamento (Geopolis), que faz o mapeamento digitalizado.

Finalizado o registro no banco de dados, a Prefeitura inicia a disposição das placas, com o nome da rua e o número do imóvel. A Câmara de Vereadores define os nomes de novas ruas e alterações.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e Projetos Urbanísticos da Seplan, Juliana Paes, a população pode ajudar no trabalho de regularização, “oferecendo e facilitando o acesso dos técnicos às informações.”

Foto: Arquivo

Levantamento da Seplan acaba com duplicidade de endereços -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério da Cidadania

Prefeito Elinaldo leva pleitos do Esporte e do Social ao Ministério...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de agosto de 2021

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Sedes inicia pagamento da 2ª parcela do Auxílio Cultura Todo Dia

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.