Senac capacita mais de sete mil moradores de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 16/02/2009 02:02:16

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) prevê a capacitação de 7.370 moradores de Camaçari em 2009. Os cursos são oferecidos através da parceria firmada entre a instituição e a Prefeitura.

Do total, 200 pessoas serão selecionadas até quinta-feira (19/02) para compor as primeiras turmas do ano, oferecidas no Centro de Formação Profissional de Camaçari.

Os cursos oferecidos são de cozinheiro, ajudante de cozinha, camareiro, garçom e recepcionista.

Nesta quarta-feira (18/02), os candidatos ao curso de camareira fazem processo seletivo. Quinta-feira (19/02), é a vez dos inscritos para recepcionista. A seleção é feita nos dois turnos, a partir das 8h e 13h.

A oferta dos cursos é importante para a geração de emprego, principalmente diante do aumento da demanda por profissionais do setor de turismo, com a chegada de novos empreendimentos e ampliação dos existentes no Litoral Norte.

O crescimento imobiliário no Município também tem trazido pessoas de classe média e alta, que também contratam esses profissionais.

Segundo o secretário Djalma Machado, o convênio com o Senac/BA expira em maio, mas a Prefeitura já iniciou o processo de discussão para a renovação do contrato. Camaçari e Salvador são as únicas cidades da Região Metropolitana a abrigar unidades do Senac.

RESULTADOS
De acordo com Pedro Antonio de Souza, gerente da unidade do Senac em Camaçari, o resultado da seleção para os cursos de cozinheiro e ajudante de cozinha será divulgado na quinta-feira (19/02), os demais só serão conhecidos no dia 26.

A antecipação dos selecionados para os cursos de cozinheiro é justificada pela necessidade de realização de exame de raio X do tórax antes do início das aulas, previsto para o dia 2 de março.

Para Lívia Cruz, moradora do bairro da Gleba C, o curso é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho e, inclusive, tentar um emprego no exterior. “Quero trabalhar como cozinheira na Inglaterra”.

Vânia Soares, moradora de Parafuso, procurou o curso para se capacitar e tentar uma vaga nas empresas instaladas no Município. Para ela, ter a oportunidade de fazer o curso gratuito é uma “maravilha, porque não teria condições de pagar pela capacitação”.

As inscrições para os cinco cursos foram realizadas em janeiro e atraiu 650 pessoas. Antes do processo seletivo, os inscritos participaram de um curso preparatório de 38 horas com aulas de português, matemática e palestras.

Foto: Agnaldo Silva

Os candidatos ao curso de camareira fazem provas hoje -

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.