Seminário traça novos rumos para a RMS

Iwwa Agência
Publicado 10/08/2010 05:08:11

As palestras e mesas redondas, realizadas durante o Seminário de Metropolização e Desenvolvimento: uma nova agenda, em Camaçari, servirão para traçar importantes caminhos e diretrizes para a construção de um pacto da Região Metropolitana.

O evento, finalizado na tarde de terça-feira (10/08), no Teatro da Cidade do Saber, possibilitou um encontro único, momento em que acadêmicos, técnicos e gestores das administrações municipais tiveram a oportunidade de discutir e buscar um novo modelo de gestão para os municípios do Estado.

Para Gerson Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos para a Gestão da Prefeitura de Camaçari, o evento é um marco de referência na questão de planejamento e estudos da metropolização, além de ser o primeiro movimento de um município (Camaçari) da Bahia em buscar uma gestão participativa e integrada na Região Metropolitana.

Gerson Oliveira acrescentou dizendo que, “com a discussão sobre metropolização, o planejamento passa a ser feito a partir da ótica da cidade e não mais do Estado”.

Para o coordenador municipal, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, acertou em realizar o seminário, pois coloca a cidade na vanguarda dos estudos na área.

Na tarde de terça-feira (10/08), foi realizada a última mesa redonda do Seminário de Metropolização, que teve como tema a Habitação.

Presente na ocasião, a professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ângela Gordilho de Souza, disse que Camaçari se destaca pela sensibilidade e preocupação em promover um evento deste porte.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari em parceria com a UFBA, o encontro contou com representantes das administrações municipais e sociedade civil das cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias D’Ávila, Gandu, entre outros.

O evento, que teve início segunda-feira (09/08), contou com palestras e abordagens de diversos especialistas do país sobre questões relacionadas a transporte público, segurança, habitação, meio ambiente, crescimento populacional e controle da violência.

Slideshow | 2 fotos

Seminário traça novos rumos para a RMS

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.