O prefeito Luiz Caetano participou do I Seminário em Homenagem a Memória do Padre Paulo Maria Tonucci, domingo (16/10). O evento aconteceu no Teatro da Cidade do Saber e reuniu a comunidade católica do Município.
Na ocasião, Caetano falou da felicidade de ter convivido com uma pessoa tão agradável e importante como o padre Paulo, falecido há 17 anos. “A convivência com Paulo Tonucci influenciou muito a minha vida e minhas atitudes”, completou o prefeito, ao lembrar que o eclesiástico “era um ferrenho defensor dos humildes e tinha uma capacidade ímpar em trabalhar a consciência das pessoas”.
O prefeito soube da homenagem que seria feita à memória do padre durante viagem à Itália com o bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, em agosto. De acordo com o bispo, o encontro de domingo serviu para salientar a importância do padre Paulo “como um grande educador e missionário”.
Amigo de longas datas e professor da UCSAL (Universidade Católica do Salvador), o historiador Cândido de Costa e Silva falou que o padre Paulo Tonucci foi um homem extremamente solidário e comprometido com as necessidades do povo.
Ao final do seminário, Délia Boninsegna, integrante do Apito e amiga do padre, leu testemunhos de admiradores e familiares de Paulo Tonucci.
A mesa do seminário foi formada pelo prefeito Luiz Caetano, pelo bispo de Camaçari, Dom Petrini, pelo professor e historiador Cândido de Costa e Silva, pelo vigário geral da Diocese do Município, padre Osmar Júnior, e pela integrante do projeto Apito, Délia Boninsegna.
Participaram do seminário a deputada estadual Luiza Maia (PT), o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PP), e o secretário dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães.
PADRE PAULO TONUCCI
Nascido em 1939, na cidade de Fano, na Itália, padre Paulo Tonucci chegou ao Brasil em 1965. Dos 29 anos vividos no Brasil, 13 foram em Camaçari, onde teve papel fundamental nas lutas comunitárias.