Desenvolvimento Sustentável, prevenção de acidentes e remoções técnicas e transportes de cargas perigosas foram alguns dos assuntos apresentados na desta terça-feira (28/04), no 2º Seminário sobre Cargas Perigosas.
O encontro aconteceu no auditório do prédio da Secretaria de Governo de Camaçari.
O evento contou com a participação de agentes de Defesa Civil do Município (Codec), da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), além de representantes da Defesa Civil de Salvador e da cidade de Muniz Ferreira.
Durante o 2º Seminário foram realizadas palestras, apresentação de viaturas e equipamentos com demonstração de uso, exercícios com uso de bombas no transbordo de produtos perigosos a granel.
O gerente de treinamento da empresa Planeta Ambiental, Marco Antonio Fernandes, falou da importância de adotar medidas de prevenção para evitar acidentes ambientais. De acordo com o especialista, é essencial que as empresas desenvolvam atividades economicamente viáveis, ecologicamente corretas e socialmente justas.
O agente da Codec, Hélio Coutinho, garante que os treinamentos promovem mais segurança ao profissional. É bom saber o que fazer e como fazer durante as situações de risco, diz satisfeito.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Maurício Álvares Bonfim, treinamentos e seminários são ferramentas utilizadas frequentemente pelo órgão para qualificar os profissionais. As capacitações deixam os funcionários mais aptos para enfrentar situações emergenciais, diz.
O evento é resultado da parceria entre a Defesa Civil de Camaçari e a Planeta Ambiental, empresa especializada em serviços de Atendimento Emergencial com Produtos Químicos, Análises de Risco, Treinamento e Soluções Ambientais.
O Seminário contou também com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes.

Técnico fala sobre a importância do treinamento -