Segunda-feira (24/05) é comemorado o Dia Nacional do Cigano. Em Camaçari, a data será marcada com a realização do seminário Povo Cigano, o poder em suas mãos e combate a violência e discriminação. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 9h, e deve reunir cerca de 200 pessoas.
A programação conta com a palestra Povos ciganos na Bahia: quantos somos, quem somos e onde estamos. O tema será abordado pelo professor doutor Jucelho Dantas da Cruz. Em seguida, será aberto espaço para debates. Das 13h às 15h30 haverá um ato de confraternização com apresentação musical.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom) em parceria com a Representação dos Povos Ciganos dos Municípios de Camaçari, Dias DÁvila e da localidade de Monte Gordo e com a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial do Município de Camaçari (Coopir).
PALESTRANTE
O professor doutor Jucelho Dantas da Cruz é de origem cigana e trabalha como professor adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele é ganhador do Prêmio Culturas Ciganas 2007 da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural a nível estadual e 2º lugar em nível nacional. Ele concorreu com o projeto sobre a valorização cultural do Jaimpem, canto cigano em memória aos antepassados.