Seminário fomenta o cooperativismo

Iwwa Agência
Publicado 23/02/2011 04:02:26

Centenas de pessoas participaram quarta-feira (23/02), do Seminário Entendendo a Gestão Cooperativista, realizado na Casa do Trabalho. Resultado da parceria entre a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), o evento teve como principal proposta despertar o interesse da população na formação de cooperativas.

Na ocasião, o público aprendeu sobre o que é cooperativa, qual o papel, como criá-la e o seu funcionamento. A sessão de palestras foi aberta pelo advogado especialista em Direto Cooperativo e assessor jurídico da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Ildegard Rosa.

Na ocasião, o bacharel em direito falou sobre diversas questões jurídicas que envolvem as cooperativas. “O cooperativismo é uma alternativa socialista humanitária que dá resultados”. Em seguida, falou o palestrante Roberto Parra, engenheiro elétrico e gestor da empresa Pegada Ecológica.

De acordo com o diretor-presidente da Limpec, Domingos Barbosa, a intenção do evento é mostrar o potencial do Município para a criação de cooperativas.

“Hoje são enterrados muitos produtos que podem ser reaproveitados, a exemplo de plásticos, vidros, papel, papelão e adubo orgânico”. Ele ainda acrescentou que todos estes materiais podem ser reciclados, “inclusive transformados em energia”.

Domingos Barbosa lembrou ainda que o seminário é o primeiro passo para a formação de uma incubadora de cooperativas. “Daremos orientação e apoio a todas as pessoas que tiverem interesse em abrir uma cooperativa”, garantiu.

A geração de emprego e renda e a redução de custos para a administração pública, com a disposição final de resíduos, além da proteção do meio ambiente, estão entre os benefícios que as cooperativas de reciclagem podem gerar para o Município.

Para a secretária da Sedes, Jailce Andrade, o seminário é de grande relevância. “Além de incentivarmos a criação de novas cooperativas, queremos fortalecer as já existentes, em especial, as que trabalham com reciclagem”.

Entre os convidados da Sedes estavam produtores da agricultura familiar e beneficiários do Bolsa Família, como Elizabete Souza. “Temos que ter espírito empreendedor, por isso vi neste seminário a oportunidade de ter grandes idéias e colocá-las em prática”, explicou.

O presidente e um dos fundadores da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopemarc), Jerônimo Santos, recomenda o cooperativismo. Segundo ele, o processo de formação é um pouco complexo, mas dá resultado, especialmente se as pessoas têm os mesmos objetivos”.

Slideshow | 3 fotos

Seminário fomenta o cooperativismo

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.