Seminário esclarece sobre o cuidado com o idoso

Iwwa Agência
Publicado 05/04/2011 03:04:19

Sensibilizar os profissionais de saúde e de demais áreas que trabalham com pessoas idosas. Com esse viés, aconteceu nesta segunda e terça-feira (04 e 05/04), o 1º Congresso de Saúde do Idoso – Aparelho Locomotor.

De acordo com Lúcio Guimarães, supervisor da Saúde do Adulto e Idoso de Camaçari e um dos organizadores do evento, o seminário foi uma iniciativa extremamente positiva da Prefeitura, pois contemplou os diversos assuntos sobre a saúde do idoso e ofereceu um vasto conhecimento para os profissionais, estudantes e idosos.

A agente comunitária de Saúde, Selma Pereira, concorda com o supervisor. Para ela, que trabalha diretamente com idosos, os assuntos tratados foram importantes e o “seminário muito proveitoso”.

Durante a tarde, foram realizados trabalhados com temas livres, exposição de pôsteres e uma palestra com Lúcio Guimarães sobre a Rede de Saúde e Atenção ao Idoso – Uma perspectiva para o futuro. O evento foi encerrado com a Terapia do Abraço, realizado pelos idosos do Espaço Conviver.

Aconteceram palestras sobre Saúde Bucal e Idoso com Diabetes, Degeneração Meniscal, Artrose, Reabilitação Física no Idoso com Fraturas e Câncer no Paciente Idoso, esta última, ministrada pela enfermeira Luciana Jaqueline.

A coordenadora do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) explanou sobre os tipos de câncer mais frequentes apresentados por pessoas idosas e falou dos serviços disponibilizados no Ceonc.

Durante a palestra, Luciana Jaqueline ainda solicitou a colaboração de todos no que diz respeito a um assunto extremamente delicado, o exame de toque utilizado para a detecção de câncer de próstata.  

Realizado através de parceria entre a Sesau (Secretaria da Saúde) e a Ufba (Universidade Federal da Bahia), o Seminário do Idoso reuniu mais de 500 profissionais de saúde, educação, serviço social, além de estudantes e idosos, no Teatro da Cidade do Saber.  

REDE DE ATENDIMENTO

Em Camaçari, o atendimento inicial dos idosos acontece nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Município. De lá, eles são encaminhados para os locais referenciados da rede.

Atualmente, a cidade conta com mais de 13 mil pessoas com idade acima dos 60 anos.

Slideshow | 3 fotos

Seminário esclarece sobre o cuidado com o idoso

Mais Notícias

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte público

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte p...

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e avança para crianças de 9 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e av...

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental termina nesta quarta (19/1)

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.