Seminário esclarece sobre o cuidado com o idoso

Iwwa Agência
Publicado 05/04/2011 03:04:19

Sensibilizar os profissionais de saúde e de demais áreas que trabalham com pessoas idosas. Com esse viés, aconteceu nesta segunda e terça-feira (04 e 05/04), o 1º Congresso de Saúde do Idoso – Aparelho Locomotor.

De acordo com Lúcio Guimarães, supervisor da Saúde do Adulto e Idoso de Camaçari e um dos organizadores do evento, o seminário foi uma iniciativa extremamente positiva da Prefeitura, pois contemplou os diversos assuntos sobre a saúde do idoso e ofereceu um vasto conhecimento para os profissionais, estudantes e idosos.

A agente comunitária de Saúde, Selma Pereira, concorda com o supervisor. Para ela, que trabalha diretamente com idosos, os assuntos tratados foram importantes e o “seminário muito proveitoso”.

Durante a tarde, foram realizados trabalhados com temas livres, exposição de pôsteres e uma palestra com Lúcio Guimarães sobre a Rede de Saúde e Atenção ao Idoso – Uma perspectiva para o futuro. O evento foi encerrado com a Terapia do Abraço, realizado pelos idosos do Espaço Conviver.

Aconteceram palestras sobre Saúde Bucal e Idoso com Diabetes, Degeneração Meniscal, Artrose, Reabilitação Física no Idoso com Fraturas e Câncer no Paciente Idoso, esta última, ministrada pela enfermeira Luciana Jaqueline.

A coordenadora do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) explanou sobre os tipos de câncer mais frequentes apresentados por pessoas idosas e falou dos serviços disponibilizados no Ceonc.

Durante a palestra, Luciana Jaqueline ainda solicitou a colaboração de todos no que diz respeito a um assunto extremamente delicado, o exame de toque utilizado para a detecção de câncer de próstata.  

Realizado através de parceria entre a Sesau (Secretaria da Saúde) e a Ufba (Universidade Federal da Bahia), o Seminário do Idoso reuniu mais de 500 profissionais de saúde, educação, serviço social, além de estudantes e idosos, no Teatro da Cidade do Saber.  

REDE DE ATENDIMENTO

Em Camaçari, o atendimento inicial dos idosos acontece nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Município. De lá, eles são encaminhados para os locais referenciados da rede.

Atualmente, a cidade conta com mais de 13 mil pessoas com idade acima dos 60 anos.

Slideshow | 3 fotos

Seminário esclarece sobre o cuidado com o idoso

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.