O Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) reuniu cerca de 200 representantes dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Além de espaço para troca de experiências, os profissionais discutiram o programa e a abordagem feita pela imprensa em relação à segurança pública no Brasil. O evento aconteceu quinta e sexta-feira (24 e 25/07), em Brasília.
Ronaldo Teixeira, secretário executivo do Pronasci, foi um dos palestrantes. O representante do Ministério da Justiça falou da importância de articular políticas de segurança com ações de inclusão social. Entre os eixos do Pronasci foram citados o envolvimento da comunidade na prevenção à violência, a valorização dos profissionais de segurança pública e o fortalecimento da Ouvidoria e Corregedoria de polícia.
Para o secretário do Pronasci, a reestruturação de ambos os órgãos ajuda a identificar e combater atos ilegais ou arbitrários que, por ventura, venham a ser cometidos por policiais.
Todas as informações do Pronasci desenvolvidas no País serão coordenadas através do trabalho dos assessores regionais. Cada estado terá um representante, selecionado pelo governo federal, que irá centralizar as demandas dos municípios beneficiados. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça, a seleção deve acontecer em um prazo de 90 dias.
A partir da próxima semana, começa a etapa de debates e reuniões com os coordenadores municipais. O encontro faz parte do I Seminário Nacional de Gestores do Pronasci, que será realizado entre os dias 28 e 30 deste, em Brasília. O objetivo é aprofundar estratégias de gestão do programa.

Encontro reúne 200 representantes dos 26 estados brasileiros -