Camaçari sediou durante terça-feira (13/07) o I Seminário Regional de Atendimento às Urgências.
O encontro, aberto pelo prefeito Luiz Caetano, debateu uma política regional de atendimento de urgência com qualidade para a população.
O evento também abordou a criação de um Comitê de Urgência e a participação da Atenção Básica no atendimento às pequenas urgências.
Para o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo Costa, o seminário é de extrema importância para corrigir algumas especificidades que não estão a contento, principalmente no que diz respeito ao primeiro atendimento na urgência e emergência.
“Há alguns ajustes a serem feitos, mas mesmo assim, Camaçari é referência no Estado no que diz respeito à saúde”, salientou.
Apesar da agenda apertada, o prefeito Caetano fez questão de participar da abertura do seminário pela importância que tem o tema e pela complexidade que é a saúde.
Ele frisou que a educação e a saúde são as “pernas” do governo e da sociedade. Lembrou também que o atendimento nas unidades de saúde melhorou muito nos últimos cinco anos, mas ainda precisa ser aprimorado e, por isso, a administração tem apostado na humanização do Sus.
O prefeito salientou aos participantes do evento que eles “têm nas mãos a vida de muita gente e uma responsabilidade muito grande”, e solicitou que ajudem os gestores das cidades que representam, a fazerem uma saúde pública com qualidade.
Por fim, Caetano orientou a todos os funcionários da Saúde de Camaçari que busquem cada vez mais a participação da sociedade.
O secretario da Saúde do Município, Camilo Pinto, explicou que a forma de administrar do prefeito Caetano é ao lado povo.
“Prova disso é este seminário no qual vamos discutir as ações, ao invés de impô-las à comunidade”, frisou o secretário. Ele falou ainda o quanto é forte o investimento da administração municipal na saúde de Camaçari.
A programação do I Seminário Regional de Atendimento às Urgências contou com uma palestra sobre A política nacional de atendimento às urgências, ministrada pelo coordenador de Urgência do Estado, Paulo de Tarso, e duas mesas redondas sobre Política estadual e municipal de urgência.
Participam do evento, profissionais que atuam na urgência nas cidades de Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Itanagra, Conde e São Sebastião do Passé, todos integrantes da Micro-Regional no Samu Regional, sediado em Camaçari.
A abertura contou com a presença de secretários municipais e do vereador Alfredo Andrade (PSB).
CAMAÇARI
O atendimento de urgência e emergência em Camaçari conta com boa estrutura e até supera o que é preconizado pelo Ministério da Saúde em termos de quantidade e qualidade dos recursos humanos e materiais.
No Município, o atendimento na área é feito pelo Samu 192 – que regula o atendimento de outros seis municípios da região -, cinco Postos de Atendimento 24 horas, situados na sede, orla e zona rural, o Hospital Geral de Camaçari (HGC) e ainda uma clínica particular do Município conveniada ao SUS.
No que diz respeito ao quantitativo de postos 24 horas, por exemplo, o Ministério da Saúde orienta que haja uma UPA tipo 1 para cada 50 mil pessoas.
Em Camaçari são cinco UPA’s, o que possibilita atender uma população de 250 mil habitantes.
Prefeito destacou os avanços na saúde -