Seminário discute tema

Iwwa Agência
Publicado 09/04/2014 05:04:23

Propiciar o diálogo no que diz respeito à política e a qualificação da humanização na rede pública de saúde em Camaçari. Este é o principal objetivo da I Semana Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) que acontece nesta quarta e quinta-feira (09 e 10/04).

De acordo com o Departamento de Planejamento da Sesau (Secretaria da Saúde), em Camaçari a humanização na saúde acontece de maneira transversal em todas as áreas. A meta do evento é chegar até os sujeitos que são protagonistas nas ações, que são os gestores, servidores e usuários da rede de saúde do Município, buscando avançar e melhorar as políticas de qualidade no atendimento, tornando-as mais ágeis, resolutivas e acolhedoras.

Durante os dois dias serão discutidos temas como direitos dos usuários, ouvidoria SUS, acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica, acolhimento e classificação de risco no serviço de urgência e emergência, dispositivos para ampliar e qualificar o acesso e construção de projetos terapêuticos, dentre outros.

O seminário vai criar uma mesa de negociação e discussão permanente, através da criação de um grupo de trabalho para pactuar questões referentes às relações e condições de trabalho e à valorização dos trabalhadores, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SUS em Camaçari.

Para a assistente social e coordenadora do Cesme (Centro de Especialidade em Saúde Mental) do bairro Novo Horizonte, Márcia Cosme, que participou do evento, a atividade contribui para aproximar os servidores da área de saúde e melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado aos usuários, no intuito de buscar um modelo assistencial que promova a unidade dos serviços oferecidos à população.

O seminário aconteceu no Teatro Alberto Martins e contou com a participação de cerca de 200 pessoas. Na área externa do local, foi montado um espaço batizado de “Cantinho da Humanização”, com objetivo de promover a integração, interação e troca de experiências entre os participantes do evento.

Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras. Estiveram presentes o diretor do Departamento de Atenção Básica da Sesau, José Vieira, o coordenador de Educação Permanente da Sesau, Lúcio Guimarães, representantes do Conselho Municipal de Saúde, além de demais servidores da Sesau e usuários do sistema.  

 

Slideshow | 3 fotos

Seminário discute tema

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.