Seminário discute racismo institucional

Iwwa Agência
Publicado 13/05/2014 02:05:09

A Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), por meio da Coopir (Coordenação de Promoção da igualdade Racial), promove, até 17h desta terça-feira (13/05), o I Seminário do Programa de Combate ao Racismo Institucional na Saúde.

A iniciativa acontece na Cidade do Saber e visa contribuir com a discussão de propostas para a implementação do programa, lançado oficialmente em novembro do ano passado com a assinatura do termo de cooperação técnica e compromisso para integrar a Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.   

Durante a abertura do seminário, o técnico na área de Saúde da População Negra da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), Waldemar Santos Filho, lembrou que falar de racismo institucional é discorrer sobre a qualificação dos serviços e do atendimento prestado à população. “O racismo é um assunto que está no cotidiano das pessoas. Espero que essa discussão sirva para qualificar ainda mais o serviço público de Camaçari”, observou o palestrante, que expôs temas como PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional) e Portaria da Assistência Religiosa na Rede Hospital do SUS.

De acordo com a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), pasta responsável pelas ações de combate ao racismo e à intolerância religiosa no Município, a implementação do PCRI é uma ação transversal que precisa ser construída junto com todas as secretarias municipais.

De acordo com a técnica de enfermagem e membro do Comitê Técnico da Saúde do PCRI, Joelma da Conceição, a capacitação é importante, pois forma multiplicadores na rede de saúde e contribui para a oferta de um atendimento mais igualitário aos usuários.    

Destinada a servidores da saúde e ativistas e militantes do Movimento Anti-racismo, o seminário integra a programação da Semana de Combate ao Racismo Institucional, que segue até o dia 16 de maio. Durante o encontro, o coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesab, Antônio Purificação, abordou o tema Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra.

Após a exposição, foram formados grupos de trabalhos e realizadas oficinas de implantação e implementação do PCRI. Por fim, às 19h, a cantora Cida Black encerra a programação com uma apresentação musical aberta ao público, no Teatro Cidade do Saber. 

A abertura do seminário contou com as presenças do secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da subsecretária da Saúde, Leda Duarte, e do deputado estadual Bira Corôa (PT).

PROGRAMAÇÃO

14/05 – Roda de Diálogo sobre Segurança Pública, Plano Juventude Viva e PCRI – 9h às 17h, auditório da Cidade do Saber

15/05 – Seminário sobre os Direitos das Comunidades Colombolas, às 19h, na Associação de Moradores de Cordoaria

16/05 – Encontro com o Povo de Santo, às 14h, no auditório da Segov (Secretaria do Governo)

Slideshow | 5 fotos

Seminário discute racismo institucional

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.