A violência só pode ser equacionada através da corresponsabilização social dos indivíduos. A afirmação foi feita pelo sociólogo e doutor em ciências sociais, Antonio Mateus, durante palestra no seminário Violência no Brasil Contemporâneo, que acontece no Teatro Alberto Martins até sexta-feira (17/04).
Prestigiada pelo prefeito Ademar Delgado, a palestra abordou o tema Violência, Estrutura de Classes e Exclusão Social e tratou a questão da violência como epicentro da formação da sociedade brasileira, sob os diversos aspectos, e que surge nas relações sociais.
A discussão do tema foi uma orientação do prefeito, que acredita, conforme evidenciado na palestra, que apesar de não ser responsabilidade Municipal a segurança pública deve ser participada por todos.
A assistente social, Sarah Franciane da Silva Ferreira dos Santos, de 30 anos, participa do seminário para estar mais envolvida nos temas críticos do Município e do país. “Acredito que esta é uma forma de ter mais orientação, já que sou envolvida na área social, e de aprender a lidar melhor com essas questões no dia a dia”, disse a participante, ao lembrar que a discussão acontece em um momento propício.
O microempreendedor individual, Gilvá Coutinho Venâncio, de 38 anos, participou do evento e levou o filho, Salomão França Barros Venâncio, de 11 anos, porque acredita ser um tema viável, de importância popular e que precisa encontrar algumas soluções.
A programação do seminário contou ainda com uma mesa-redonda com o tema “Religiosidade e Violência” e debatedores da Igreja Católica, Padre Valmir Miranda, da Assembleia de Deus, Pastor Valdomiro, e do representante de religiões afro-brasileiras, Júlio Braga. O debate, que teve o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, João Borges, como moderador, contou ainda com a apresentação de um vídeo gravado por Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari.
O seminário é realizado pela Coordenação de Planejamento Governamental da Segov (Secretaria de Governo) e pela Fundação Escola de Administração. O evento conta com poio da Secult (Secretaria da Cultura). A programação sofreu pequenas alterações e prossegue na sexta-feira (17/04), no mesmo local.
Prestigiaram o evento os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Márcio Neves, da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, da Mulher, Míriam Bitencourt, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, do Esporte, Anderson Santos, além do superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba.
Estiveram presentes também o deputado estadual Bira Corôa (PT), representantes da Polícia Militar, Coronel Henrique Melo, do Corpo de Bombeiros, Capitão Andrade Júnior, e a sociedade civil.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 17/04 (sexta-feira)
Local: Teatro Alberto Martins
8h – Palestra
Tema: “A cidade como lócus da violência na sociedade contemporânea”
Palestrante: Professora Ângela Gordilho – UFBA
9h – Palestra
Tema: “Violência e Juventude”
Palestrante: Tiago Azeviche – Conselheiro Estadual da Juventude
10h – Mesa Redonda
Tema: “A problemática da Violência em Camaçari”
Debatedores: Sara Andrade – Sedes – PMC/ Delegada Thais Siqueira / Coronel Henrique Melo – 12º BMP de Camaçari
Moderador: Vereador Marcelino
12h – Encerramento