Seminário discute questões sociais

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2015 01:04:45

A violência só pode ser equacionada através da corresponsabilização social dos indivíduos. A afirmação foi feita pelo sociólogo e doutor em ciências sociais, Antonio Mateus, durante palestra no seminário Violência no Brasil Contemporâneo, que acontece no Teatro Alberto Martins até sexta-feira (17/04).

Prestigiada pelo prefeito Ademar Delgado, a palestra abordou o tema Violência, Estrutura de Classes e Exclusão Social e tratou a questão da violência como epicentro da formação da sociedade brasileira, sob os diversos aspectos, e que surge nas relações sociais.

A discussão do tema foi uma orientação do prefeito, que acredita, conforme evidenciado na palestra, que apesar de não ser responsabilidade Municipal a segurança pública deve ser participada por todos.

A assistente social, Sarah Franciane da Silva Ferreira dos Santos, de 30 anos, participa do seminário para estar mais envolvida nos temas críticos do Município e do país. “Acredito que esta é uma forma de ter mais orientação, já que sou envolvida na área social, e de aprender a lidar melhor com essas questões no dia a dia”, disse a participante, ao lembrar que a discussão acontece em um momento propício.

O microempreendedor individual, Gilvá Coutinho Venâncio, de 38 anos, participou do evento e levou o filho, Salomão França Barros Venâncio, de 11 anos, porque acredita ser um tema viável, de importância popular e que precisa encontrar algumas soluções.

A programação do seminário contou ainda com uma mesa-redonda com o tema “Religiosidade e Violência” e debatedores da Igreja Católica, Padre Valmir Miranda, da Assembleia de Deus, Pastor Valdomiro, e do representante de religiões afro-brasileiras, Júlio Braga. O debate, que teve o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, João Borges, como moderador, contou ainda com a apresentação de um vídeo gravado por Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari.

O seminário é realizado pela Coordenação de Planejamento Governamental da Segov (Secretaria de Governo) e pela Fundação Escola de Administração. O evento conta com poio da Secult (Secretaria da Cultura). A programação sofreu pequenas alterações e prossegue na sexta-feira (17/04), no mesmo local.

Prestigiaram o evento os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Márcio Neves, da Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, da Mulher, Míriam Bitencourt, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, do Esporte, Anderson Santos, além do superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba.

Estiveram presentes também o deputado estadual Bira Corôa (PT), representantes da Polícia Militar, Coronel Henrique Melo, do Corpo de Bombeiros, Capitão Andrade Júnior, e a sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 17/04 (sexta-feira)

Local: Teatro Alberto Martins

8h – Palestra

Tema: “A cidade como lócus da violência na sociedade contemporânea”

Palestrante: Professora Ângela Gordilho – UFBA

9h – Palestra

Tema: “Violência e Juventude”

Palestrante: Tiago Azeviche – Conselheiro Estadual da Juventude

10h – Mesa Redonda

Tema: “A problemática da Violência em Camaçari”

Debatedores: Sara Andrade – Sedes – PMC/ Delegada Thais Siqueira / Coronel Henrique Melo – 12º BMP de Camaçari

Moderador: Vereador Marcelino

12h – Encerramento

Slideshow | 5 fotos

Seminário discute questões sociais

Mais Notícias

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta terça (28)

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta ...

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta terça (28)

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta ...

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us