Seminário discute políticas públicas de combate ao trabalho infantil

Iwwa Agência
Publicado 15/06/2011 04:06:53

Pessoas ligadas ao Sistema de Garantia de Direitos participaram quarta-feira (15/06), do 1º Seminário sobre Trabalho Infantil no Município de Camaçari. O evento, alusivo ao dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foi promovido através da parceria entre as secretarias municipais do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Saúde (Sesau).

O seminário foi aberto com uma apresentação do Coral Infantil da Casa da Criança e do Adolescente e abordou os impactos do trabalho na infância e adolescência. Durante o evento, foi apresentado ainda o panorama do trabalho infantil no Município e o trabalho realizado pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Camaçari.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o encontro é importante para discutir o tema e estudar quais políticas públicas podem ser potencializadas para combater a prática ilegal do trabalho infantil.

Segundo Gerson Estrela, médico do trabalho e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o trabalho na infância e adolescência causa impactos físicos e sociais, muitas vezes irreversíveis.

“Por estarem com o corpo em desenvolvimento, as crianças são mais suscetíveis aos agentes agressivos do ambiente de trabalho, além disso, o trabalho infantil prejudica a jornada escolar fazendo com que a criança chegue à idade adulta sem formação, deixe de ganhar valores civis, perca a identidade e não saiba valorizar a seguridade”, explicou Gerson Estrela.  

A empresa flagrada praticando a exploração infantil será multada pela SRTE em R$ 360,00, por criança. A família também pode ser punida pelo Ministério Público ou pelo Conselho Tutelar.

O Sistema de Garantia de Direitos envolve representantes do Ministério Público, do Conselho Tutelar, dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, assim como todas as secretarias municipais.

Foto: Agnaldo Silva

Seminário abordou os impactos do trabalho infantil -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.