Seminário discute mundo do trabalho

Iwwa Agência
Publicado 31/07/2013 02:07:29

As propostas apresentadas nesta quarta-feira (31/07) no seminário O Mundo do Trabalho no Território Metropolitano de Salvador vão subsidiar políticas públicas e fortalecer as ações relacionadas às áreas do trabalho. Com o apoio da Prefeitura, o evento é promovido pela SETRE-BA (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia) e prossegue até as 18h, no auditório 4, da Cidade do Saber.

O seminário integra as atividades do Observatório do Trabalho da Bahia, fruto do convênio entre o governo do Estado, através da SETRE e do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Este é o segundo de uma série de seis eventos a serem promovidos em grandes polos regionais da Bahia. O primeiro foi realizado no mês passado, em Feira de Santana, e o próximo está previsto para acontecer no dia 28 de agosto, em Vitória da Conquista. A programação contempla ainda as cidades de Itabuna, Barreiras e Juazeiro.   

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, prestigiou a cerimônia de abertura do evento e destacou que a escolha de Camaçari se deu em função da forte presença industrial baiana no Polo, que atualmente vivencia um grande crescimento e diversidade empresarial.  

Nilton Vasconcelos destacou que os principais focos do debate são a viabilização da ampliação do mercado de trabalho, através da intermediação de mão de obra e da qualificação profissional, assim como o estímulo à geração de renda e à qualidade do emprego. “É indispensável fazer a interlocução entre a sociedade e o poder público, a fim de construir políticas públicas com base em análises substantivas e condizentes com as reais necessidades de cada região”, frisou.     

O titular da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), Anderson Santos, que representou o prefeito Ademar Delgado no evento, ficou satisfeito com a escolha do Município para sediar o segundo encontro do Observatório do Trabalho da Bahia. “Isso revela o reconhecimento do Estado quanto ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, no que se refere à captação de empresas que geram emprego e renda e à qualificação da mão de obra local para absorver as oportunidades geradas no Município”.

Após a abertura oficial do seminário, o coordenador do Observatório do Trabalho da SETRE-BA, Frederico Fernandes, apresentou um breve histórico do trabalho realizado pelo Observatório, cujo objetivo é assessorar e prestar apoio técnico aos gestores públicos.

A programação seguiu com a apresentação dos principais indicadores do mercado de trabalho na região e debates sobre o Observatório do Trabalho e os estudos apresentados. À tarde, acontece a plenária final para apresentação e sistematização das propostas dos grupos de trabalho.  

Destinado aos representantes dos 10 municípios que integram o Território Metropolitano de Salvador, o evento reúne gestores públicos, conselheiros de políticas públicas, representantes das entidades sindicais dos trabalhadores e empresariais, acadêmicos e outras entidades e organizações sociais relacionadas à temática.

Além de Camaçari, o Território Metropolitano é composto pelos municípios de Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, Simões Filho, Salinas da Margarida e Vera Cruz. 

Slideshow | 4 fotos

Seminário discute mundo do trabalho

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.