Seminário discute desenvolvimento sustentável

Iwwa Agência
Publicado 27/09/2012 03:09:49

Com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável entre os agricultores, dentro de novos fundamentos e rumos agroecológicos, Camaçari realizou nesta quinta-feira (27/09) o 1° Seminário de Agroecologia. O evento reuniu no auditório da Casa do Trabalho aproximadamente 150 participantes, entre agricultores, estudantes e educadores ambientais.     

Durante a abertura do seminário, o secretário municipal da Agricultura e Pesca, João Ramalho, destacou que o encontro representa o pontapé inicial para disseminar a agricultura de base ecológica, promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a prática da responsabilidade socioambiental.

“Com o desenvolvimento da agroecologia pretendemos criar a terceira via de atividade econômica do Município, além das industriais e turísticas desenvolvidas na região”, destacou o secretário.

O engenheiro agrônomo Adeodato Menezes realizou a palestra Princípios e Fundamentos da Agroecologia. Em seguida, o palestrante abriu espaço para o público debater o tema. 

À tarde, o diretor de Agricultura da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), João Bosco Cavalcanti deu prosseguimento à programação com a palestra sobre Quintais Agroflorestais, áreas destinadas ao policultivo de base agroecológica, cultivos alimentares e criação de animais domésticos em estabelecimento familiar. 

Segundo ele, a empresa deve implantar inicialmente 40 quintais agroflorestais no Município em abril, período em que inicia a chuva de inverno.

Para Ivonaldo Antonio da Silva, diretor da Associação de Produtores Rurais de Camaçari, o seminário é importante por possibilitar aos agricultores adquirir mais conhecimento e contribuir para o desenvolvimento econômico do trabalhador rural.     

Aluna do 4° ano do Colégio Estadual Cidade de Camaçari, Gabriela Pereira, 17 anos, não perdeu a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento. “Agricultura e meio ambiente são assuntos vitais para a humanidade e precisam ser vistos com responsabilidade”, analisou a estudante que pretende trabalhar na área ambiental. 

Com o tema Camaçari em busca do Desenvolvimento Sustentável, o seminário foi desenvolvido pela Sedap (Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) e contou ainda com a participação do secretário municipal da Cultura, Vital Vasconcelos, e do agrônomo e articulador do Território Metropolitano de Salvador, Elcio Santana.    

Slideshow | 5 fotos

Seminário discute desenvolvimento sustentável

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.