O resultado do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, no qual ficou constatado que o Município possui 19.942 idosos, o equivalente a 8,2% da população, foi um dos motivadores da realização do 1º Seminário de Promoção de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Camaçari, nesta segunda-feira (16/04).
O evento é realizado na sala de videoconferência da Cidade do Saber e visa criar diretrizes para fortalecer a luta em prol da garantia dos direitos das pessoas da terceira idade.
Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, é preciso diagnosticar o perfil da população idosa de Camaçari para classificar as demandas e oferecer mais qualidade de vida à população da terceira idade.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Osmarina de Carvalho, o idoso não pode ser considerado um peso para a sociedade, “pois ele precisa ser ouvido e ter os direitos assegurados”.
O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que na oportunidade representou o prefeito Luiz Caetano, afirmou que as questões relacionadas à terceira idade merecem ser tratadas com cuidado especial.
“As pessoas merecem ter uma velhice mais saudável e digna, principalmente agora, com o aumento da expectativa de vida da população brasileira”, disse o secretário ao lembrar que o seminário serve para ampliar os conhecimentos e construir uma agenda comum de políticas públicas direcionadas as pessoas idosas.
Segundo a aposentada Edileusa Fernandes, 61 anos, integrante do Grupo Conviver (Centro de Convivência do Idoso) de Camaçari, encontros como o seminário têm, sobretudo, um caráter informativo e de conscientização. “Muitos idosos não lutam pelos direitos porque na maioria das vezes os desconhecem”, salientou a aposentada.
Durante o seminário, grupos de trabalhos foram formados para elaborar um documento que visa a formação de diretrizes das políticas locais nos referidos eixos: Violência Contra a Pessoa Idosa: Possibilidades e alternativas de controle; Controle social: Novas formas de relação da sociedade civil em prol da efetivação dos direitos da pessoa idosa e A saúde do idoso como prioridade para exercer seus direitos.
O 1º Seminário de Promoção de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Camaçari é uma realização do Comitê Gestor de Camaçari, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Uneb (Universidade da Bahia), através do Projeto Plantar. A Prefeitura de Camaçari, através da Sedes, é parceira da iniciativa.
Também participaram do evento o secretário municipal da Habitação, Djalma Machado, a subsecretária da Saúde, Juvaneide Duarte, a diretora- presidente da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Andrade, o superintendente do Trânsito e Transportes, Anderson Santos, a gerente do Conviver, Josana Marques e os vereadores Alfredo Andrade (PSB), Bispo Jair (PRB) e Oto da Farmácia (PSD).
Ainda marcaram presença a representante da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Iraciara Souza, o articulador do Projeto Plantar, José Maurício Bittencourt, a diretora do Campus UNEB (Universidade do Estado da Bahia) de Camaçari, Ana Maria Maciel e a coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade, Sônia Banberg.