Seminário discute assistência ao idoso

Iwwa Agência
Publicado 16/04/2012 03:04:19

O resultado do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, no qual ficou constatado que o Município possui 19.942 idosos, o equivalente a 8,2% da população, foi um dos motivadores da realização do 1º Seminário de Promoção de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Camaçari, nesta segunda-feira (16/04).  

O evento é realizado na sala de videoconferência da Cidade do Saber e visa criar diretrizes para fortalecer a luta em prol da garantia dos direitos das pessoas da terceira idade.

Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, é preciso diagnosticar o perfil da população idosa de Camaçari para classificar as demandas e oferecer mais qualidade de vida à população da terceira idade.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Osmarina de Carvalho, o idoso não pode ser considerado um peso para a sociedade, “pois ele precisa ser ouvido e ter os direitos assegurados”.

O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que na oportunidade representou o prefeito Luiz Caetano, afirmou que as questões relacionadas à terceira idade merecem ser tratadas com cuidado especial.

“As pessoas merecem ter uma velhice mais saudável e digna, principalmente agora, com o aumento da expectativa de vida da população brasileira”, disse o secretário ao lembrar que o seminário serve para ampliar os conhecimentos e construir uma agenda comum de políticas públicas direcionadas as pessoas idosas.

Segundo a aposentada Edileusa Fernandes, 61 anos, integrante do Grupo Conviver (Centro de Convivência do Idoso) de Camaçari, encontros como o seminário têm, sobretudo, um caráter informativo e de conscientização. “Muitos idosos não lutam pelos direitos porque na maioria das vezes os desconhecem”, salientou a aposentada.

Durante o seminário, grupos de trabalhos foram formados para elaborar um documento que visa a formação de diretrizes das políticas locais nos referidos eixos: Violência Contra a Pessoa Idosa: Possibilidades e alternativas de controle; Controle social: Novas formas de relação da sociedade civil em prol da efetivação dos direitos da pessoa idosa e A saúde do idoso como prioridade para exercer seus direitos.

O 1º Seminário de Promoção de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa de Camaçari é uma realização do Comitê Gestor de Camaçari, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Uneb (Universidade da Bahia), através do Projeto Plantar. A Prefeitura de Camaçari, através da Sedes, é parceira da iniciativa.

Também participaram do evento o secretário municipal da Habitação, Djalma Machado, a subsecretária da Saúde, Juvaneide Duarte, a diretora- presidente da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Andrade, o superintendente do Trânsito e Transportes, Anderson Santos, a gerente do Conviver, Josana Marques e os vereadores Alfredo Andrade (PSB), Bispo Jair (PRB) e Oto da Farmácia (PSD).

Ainda marcaram presença a representante da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Iraciara Souza, o articulador do Projeto Plantar, José Maurício Bittencourt, a diretora do Campus UNEB (Universidade do Estado da Bahia) de Camaçari, Ana Maria Maciel e a coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade, Sônia Banberg.

Slideshow | 9 fotos

Seminário discute assistência ao idoso

Mais Notícias

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura ...

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us