Seminário discute a doença

Iwwa Agência
Publicado 28/07/2010 05:07:02

A Secretaria da Saúde de Camaçari realizou quarta-feira (28/07), o 1º Seminário sobre Hepatites Virais.

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde sobre os impactos da doença na população e esclarecer as medidas de prevenção.

O evento é uma alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, oficializado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconheceu o impacto global da doença.

Durante o encontro, foram realizadas explanações sobre aspectos epidemiológicos da doença, aula interativa, apresentação do programa municipal de DST/Aids, além da apresentação do grupo Vontade de Viver.

Representando o secretário da Saúde de Camaçari, Camilo Pinto, o coordenador municipal da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Messias Gonzaga, disse que “o seminário é um marco para a saúde pública do Município”.

O diretor do Departamento de Vigilância da Sesau, Marcos Nogueira, explicou que o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Hepatites Virais, vai estender a vacina contra a hepatite B a novos grupos de maior vulnerabilidade, como gestantes, manicures, mulheres que se relacionam sexualmente com outras mulheres, travestis, dentre outros.

Em Camaçari, os portadores de hepatite podem se tratar no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres).

O local, que atende mensalmente cerca de 100 pessoas, tem a finalidade  de reduzir a incidência da doença na população e promover melhor qualidade de vida aos pacientes.

Segundo Maria Luísa Castro, coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Camaçari está dando um grande passo no combate às hepatites virais.

“A partir de agora vamos estreitar ainda mais as ações estratégicas no combate à doença”, disse a coordenadora.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora Estadual do Programa de Hepatites Virais, Maria Helena Macedo, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo César Costa, e a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Jane Gladys Brito. 

Foto: Adeilson Carvalho

Secretaria da Saúde discute sobre as Hepatites Virais -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.