Para valorizar e comemorar o Dia do Servidor Público, festejado em 28 deste mês, a Secretaria de Saúde de Camaçari promove nesta quarta-feira (22/10), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, o seminário Por uma prática segura para quem faz saúde.
As palestras têm como foco os servidores da área de saúde, com tema central Prevenção e controle das exposições a material biológico. Pela manhã, as atividades iniciam, a partir das 8h, com café da manhã no auditório 1. Já à tarde, o evento começa às 14h, no auditório 4.
O seminário conta ainda com a participação do convidado Marco Antonio da Costa, pesquisador e coordenador de cursos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, que irá falar sobre Qualidade em biossegurança.
Durante a capacitação, será apresentada uma proposta de protocolo de atendimento, a ser implantado dentro da rede de saúde municipal, que garantirá atenção integral e imediata aos funcionários expostos a sangue e quaisquer outros materiais que ponham em risco a saúde dos colaboradores.
Os acidentes ocupacionais envolvendo materiais biológicos acontecem com freqüência, especialmente entre aqueles que prestam atendimento direto aos pacientes. Os principais riscos de contágio estão relacionados ao vírus HIV, hepatite B e C.
Medidas como primeiros cuidados, avaliação de risco de infecção e acompanhamento do profissional exposto, são recomendações feitas pelo Ministério da Saúde, e que também serão adotadas pela rede de saúde municipal, como forma de evitar transtornos.
As atividades são promovidas pelo Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), em parceria com o Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest).
PROGRAMAÇÃO:
AUDITÓRIO 1
8h Entrega de Material Informativo e café da manhã
8h30 Abertura com a Secretária da Saúde, Efigênia Cardoso
9h Qualidade em Biossegurança Uma integração necessária. Palestrante: Marco Antonio da Costa – coordenador de Cursos da Fiocruz -RJ
10h Debate
10h30 às 11h40 – Mesa redonda: NR 32: Garantia de Saúde do Trabalhador da Área de Saúde Implantação e Desafios
Coordenador: Celso Joelio técnico de Segurança/ Coordenador do Cerest.
VISÃO INSTITUCIONAL. Palestrante: Letícia Nobre Diretora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador.
VISÃO DO TRABALHADOR. Palestrante: Tereza Deiró – Representante dos Trabalhadores do Estado da Bahia (SINDSAÚDE)
VISÃO TÉCNICO OPERACIONAL. Palestrante: Tereza Cristina Rodrigues Engenheira de Segurança do Hospital Santa Izabel.
11h40 às12h30 Debate
AUDITÓRIO 4
14h às 14h30 Prevenção do acidente com Material Biológico. Palestrante: Lícia Moreira enfermeira do Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira
14h30 às 14h45 Debate
14h45 às 15h30 Protocolos de Exposição Ocupacional a Material Biológico. Palestrante: Alessandro Henrique Farias médico infectologista – CRES
15h30 às 16h Debate
16h Encerramento