Seminário debate gestão de resíduos serviços de saúde

Iwwa Agência
Publicado 07/06/2017 03:06:10

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) foi tema do seminário realizado nesta quarta-feira (7/6) pela empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e contou com a presença do prefeito Antonio Elinaldo. O evento reforça a preocupação da administração do município com a correta gestão dos resíduos.

O auditório da Casa do Trabalho estava repleto de representantes de estabelecimentos geradores de RSS, entre eles de unidades de saúde pública e privada, drogarias e comércio veterinário. Representantes de Associações de Moradores também foram convidados por assumirem o importante papel de multiplicadores junto às comunidades.

O prefeito lembrou que iniciativas como essas são necessárias para deixar as regras claras sobre o correto descarte dos resíduos. “Estamos fazendo nossa parte e vamos estar atentos quanto ao cumprimento das regras”, declarou ao ressaltar que o descarte indevido é crime e pode trazer consequências graves ao meio ambiente e à população.

Todos os presentes receberam boas-vindas da diretora-presidente da Limpec, Janete Ferreira, que pediu o apoio e a colaboração de todos para que a correta destinação dos resíduos de saúde ocorra. “A gestão inadequada pode trazer graves consequências, como ferir os profissionais que trabalham na coleta de lixo diariamente”, explicou.

O promotor de justiça, Luciano Pita, foi o primeiro palestrante da manhã e tratou sobre a legislação que regulamenta as políticas nacionais de resíduos sólidos, a exemplo da Lei Federal 12.305/2010. “O Ministério Público atua sobre questões de interesse coletivo, e às relativas ao meio ambiente, é uma delas”, explicou ele ao ressaltar que há sanções para quem não cumpre o previsto em lei.

A Secretaria da Saúde (Sesau), parceira da ação, foi representada pelo gestor da pasta, Elias Natan. “Estamos na Semana do Meio Ambiente e pôr este tema em debate é extremamente oportuno. Precisamos deixar claras as competências não só do município, mas da sociedade e das instituições privadas”, finalizou ele.

Slideshow | 2 fotos

Seminário debate gestão de resíduos serviços de saúde

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.