Seminário da Juventude capacita gestores

Iwwa Agência
Publicado 06/05/2010 03:05:23

Com o objetivo de capacitar gestores e técnicos das secretarias municipais para atuar em programas e ações que envolvam os jovens, foi aberto nesta quinta-feira (06/05), na Cidade do Saber, o 2º Seminário Institucional de Políticas da Juventude. O espaço para diálogo foi criado pela Coordenadoria de Juventude, que pretende debater os desafios do segmento juvenil e as alternativas para solucioná-los.

A sociedade, como um todo, deposita na juventude as maiores esperanças de um mundo melhor. No entanto, é entre os jovens de 16 a 29 anos, que, infelizmente, se encontram mais ocorrência dos principais problemas da atualidade. As estatísticas constatam que entre os jovens estão os maiores índices de uso de drogas, violência e acidentes de trânsito. São os jovens também os que mais sofrem com o desemprego.

Esta grande contradição entre a esperança nas novas gerações e a triste realidade urbana, encontrada nas estatísticas, é um dos desafios apontados e discutidos pelo seminário. A Prefeitura organizou a discussão com o objetivo de definir planos e ações para proteger, capacitar e gerar oportunidades à juventude.

O prefeito Luiz Caetano listou os programas que o Município possui em favor do jovem e falou do amplo desenvolvimento que a cidade experimenta. “A juventude tem papel importante em minha gestão, por isso criei a Coordenadoria de Juventude”. A coordenadoria é dirigida por Pedro Bule.

EM ANDAMENTO
Em Camaçari, já são executadas diversas ações, a exemplo da Bolsa Universitária, do Protejo, do Pelc (Programa de esporte e lazer na cidade) e do Adolescente Aprendiz. Com objetivo de intensificar os trabalhos, foi criado, em 2009, a Coordenadoria de Juventude, diretamente ligada à Secretaria de Governo.

A convocação dos gestores e técnicos para o encontro é um dos primeiros passos da Coordenadoria de Juventude, que pretende atuar em conjunto com as secretarias para construir mecanismos e inserir os jovens na sociedade. Posteriormente, a juventude será convocada a dialogar e expor as necessidades e dificuldades.

Nessa atmosfera de debates e busca de soluções para os problemas estiveram presentes o representante da Secretaria Nacional de Juventude, José Ricardo Bianco, o coordenador Estadual da Juventude, Éden Valadares, o coordenador municipal da Juventude, Pedro Bule, e o representante do Programa Jovens Baianos, Anderson Santos, que foram unânimes em dizer que a sociedade tem uma dívida com a juventude que precisa ser resgatada com investimentos educacionais e culturais.

Entre as autoridades presentes estiveram os secretários da Educação, Luiz Valter Lima, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes. Também participaram os vereadores Marcelino e Bispo Jair.

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito particpa do 2º seminário de Poíticas da Juventude -

Mais Notícias

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us