Seminário apresenta ações sociais

Iwwa Agência
Publicado 20/11/2013 03:11:34

O projeto Técnico-Social da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Camaçari promoveu, nesta quarta-feira (20/11), na sala de videoconferência da Cidade do Saber, um seminário para apresentar o resultado final e validar as ações. 

Dividido em quatro eixos, o projeto Técnico-Social prossegue até janeiro. A ação, que está na última etapa, mobiliza os moradores para que façam a ligação do sistema de esgotamento das residências à rede de esgotamento construída no Município.

Destinado às lideranças comunitárias, membros do CAO (Comissão de Acompanhamento da Obra), representantes do poder público e da Caixa, instituição bancária financiadora do projeto, o Seminário de avaliação do projeto vai viabilizar a discussão de ações que possibilitem a sustentabilidade do sistema implantado e a continuidade das ações de educação ambiental. 

De acordo com a gerente da Unidade Socioambiental da Região Metropolitana, Tamara Gottschalk, a primeira etapa do projeto de esgotamento sanitário contemplou os bairros do Centro. A segunda etapa, a ser realizada com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento),  será estendida aos bairros periféricos como Jardim Limoeiro, Parque das Mangabas, Cristo Redentor, Parque Verde e Lama Preta.

Segundo o engenheiro responsável pela implantação do sistema de esgotamento sanitário, Roberval Barros, nos três primeiros anos foram feitas intervenções voltadas para as redes coletoras. Nos últimos anos, foram construídas elevatórias e instaladas tubulações de recalque, torres de transição e emissários de gravidade.

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Vitória e membro da CAO, Vera Lúcia Silva, a realização do trabalho social foi essencial para conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais e prevenir problemas com ligações clandestinas. “Agora, a comunidade também precisa fazer a sua parte”, frisou. 

Dentre as atividades executadas pela equipe técnico social da obra estão reuniões comunitárias, palestras educativas, cursos e oficinas socioambientais e de multiplicadores. A iniciativa é promovida com o apoio da Prefeitura, através das secretarias da Infraestrutura, da Habitação, da Saúde e da Educação. 

A primeira etapa das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Camaçari foi executada com recursos do PAC 1 e contempla 17.035 famílias com ligações intradomiciliares.

Slideshow | 4 fotos

Seminário apresenta ações sociais

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.