Semana resgata o projeto Horta Escolar

Iwwa Agência
Publicado 25/08/2011 02:08:31

As atividades em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tiveram continuidade nesta quinta-feira (25/08), com o projeto Educando com a Horta Escolar. A iniciativa, realizada no Centro de Apoio e Educação Inclusiva, no bairro 2 de Julho, reuniu cerca de 30 educandos e educadores da rede municipal de ensino. 

A ação visa promover a educação ambiental e alimentar, através do cultivo de hortas orgânicas, além da formação e desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos. 

“A intenção desta ação é ampliar os sentidos dos estudantes com deficiência visual”, informou a coordenadora do projeto, Rosemeire Barros, ao complementar que durante o projeto os alunos podem ter um contato mais íntimo com a natureza, através do manejo da terra e do plantio de hortaliças. 

Para o coordenador de Alimentação Escolar do Município, Mário Barbosa, este é um “processo pedagógico gostoso”, pois permite a formação de conceitos ecológicos e a prática de hábitos saudáveis.   

Na ocasião, foi construída uma horta suspensa por suportes de parede, com material feito de garrafas Pet. Também foram preparados canteiros para o plantio de 12 espécies de hortaliças, como coentro, cebolinha, alface, pimentão, dentre outros.

Edmilson Lino, portador de deficiência visual, achou a experiência bastante interessante, pois aprendeu a fazer uma horta com pouco espaço, além de obter informações sobre como melhorar a qualidade de vida através do consumo dos alimentos plantados. 

A atividade contou também com representantes das Escolas Municipais Amélia Rodrigues, Virgínia Reis Tude, Monteiro Lobato, do Natal, Neuza Menezes Barreto, Anísio Teixeira, Experimental e a Creche do Phoc 2.

O projeto Educando com a Horta Escolar é desenvolvido em 25 escolas do Município, através da parceria entre a Seduc (Secretaria da Educação), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Slideshow | 2 fotos

Semana resgata o projeto Horta Escolar

Mais Notícias

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta (29)

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta...

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.