Semana resgata o projeto Horta Escolar

ASCOM BOT
Publicado 25/08/2011 02:08:31

As atividades em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tiveram continuidade nesta quinta-feira (25/08), com o projeto Educando com a Horta Escolar. A iniciativa, realizada no Centro de Apoio e Educação Inclusiva, no bairro 2 de Julho, reuniu cerca de 30 educandos e educadores da rede municipal de ensino. 

A ação visa promover a educação ambiental e alimentar, através do cultivo de hortas orgânicas, além da formação e desenvolvimento da consciência ambiental dos alunos. 

“A intenção desta ação é ampliar os sentidos dos estudantes com deficiência visual”, informou a coordenadora do projeto, Rosemeire Barros, ao complementar que durante o projeto os alunos podem ter um contato mais íntimo com a natureza, através do manejo da terra e do plantio de hortaliças. 

Para o coordenador de Alimentação Escolar do Município, Mário Barbosa, este é um “processo pedagógico gostoso”, pois permite a formação de conceitos ecológicos e a prática de hábitos saudáveis.   

Na ocasião, foi construída uma horta suspensa por suportes de parede, com material feito de garrafas Pet. Também foram preparados canteiros para o plantio de 12 espécies de hortaliças, como coentro, cebolinha, alface, pimentão, dentre outros.

Edmilson Lino, portador de deficiência visual, achou a experiência bastante interessante, pois aprendeu a fazer uma horta com pouco espaço, além de obter informações sobre como melhorar a qualidade de vida através do consumo dos alimentos plantados. 

A atividade contou também com representantes das Escolas Municipais Amélia Rodrigues, Virgínia Reis Tude, Monteiro Lobato, do Natal, Neuza Menezes Barreto, Anísio Teixeira, Experimental e a Creche do Phoc 2.

O projeto Educando com a Horta Escolar é desenvolvido em 25 escolas do Município, através da parceria entre a Seduc (Secretaria da Educação), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Slideshow | 2 fotos

Semana resgata o projeto Horta Escolar

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público transexual

Sedes lança campanha “Respeite Meu Nome” voltada para público trans...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.