Em decorrência do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, Camaçari realiza a 1ª Semana Municipal da Alimentação que terá como tema Direito Humano a Alimentação Adequada.
O evento acontece no período entre 13 e 16 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, em creches, escolas comunitárias e nos Cras / Casa da Família de Arembepe, Barra do Pojuca, Nova Vitória, Buris Satuba, Phoc 1 e Gravatá.
O encontro é aberto a toda população e terá na programação sessão solene na Câmara Municipal, no dia 14, às 16h, e uma mesa redonda no dia 16, das 9h às 12h.
Paralelo ao evento, será realizada uma campanha dirigida aos servidores públicos para doação de 1 quilo de alimento. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vão coletar os alimentos em todas as secretarias de governo.
A finalidade é fomentar em alguns bairros da sede e orla do Município a alimentação como um direito, além de coletar assinaturas para a proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, em tramitação no Congresso Nacional.
BANCO DE ALIMENTOS
O Banco de Alimentos foi implantado em 2007 e distribuiu mais de 30 mil quilos de alimentos, beneficiando mais de 30 instituições entre creches, escolas comunitárias, centro espíritas, centros de recuperação, igrejas e terreiros de candomblé. São doados alimentos perecíveis e não perecíveis, a exemplo de frutas, verduras e hortaliças.
O local recebe, diariamente, cerca de 800 quilos de alimentos, do Centro Comercial e de supermercados da cidade, que depois de processadas se transformam em 400 quilos. Mensalmente, são beneficiadas mais de 5 mil famílias.
O Banco de Alimentos de Camaçari é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Prefeitura, por meio da Sedes.