Semana do Doador de Sangue segue até sábado

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2016 11:11:23

Com o intuito de estimular a comunidade à prática da doação regular de sangue, a unidade de coleta e transfusão da Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) de Camaçari realiza até sábado (26/11) atividades especiais referentes à Semana do Doador de Sangue.

A ação teve início na segunda-feira (21/11) e os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade de coleta de Camaçari vão poder participar de diversas atividades, incluindo distribuição de brindes e lanches. Ainda está prevista apresentação cultural para os participantes. 

Na próxima sexta-feira (25/11), data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade da Hemoba Camaçari aproveita para homenagear os doadores voluntários, cidadãos especiais que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.

A unidade de coleta e transfusão da Hemoba de Camaçari fica situada no anexo do HGC (Hospital Geral de Camaçari), no bairro Jardim Limoeiro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Associações, empresas ou entidades que formarem grupos de doadores podem agendar a coleta, que também acontece aos sábados, uma vez por mês, através do telefone (71) 3644-4252.  

ESTOQUE

Para manter o estoque de bolsas de sangue, a unidade da Hemoba de Camaçari alerta que a doação é imprescindível para salvar vidas e deve ser feita com regularidade, pois a demanda, para todos os grupos sanguíneos, é constante.

Os tipos sanguíneos são grupos A, O, B e AB positivo (+), além de O, A, B e AB negativo (-). Sendo que o O- é considerado o mais raro e qualquer pessoa pode receber esse tipo de sangue. Enquanto o O+ é considerado o mais comum e o mais usado nos hemocentros em caso de transfusão.

No momento, a posição do estoque de bolsas de sangue da Hemoba Camaçari está crítica para os tipos sanguíneos dos grupos A-, AB-, O- e O+. Em alerta para o B- e estável para A+, B+ e AB+.

CRITÉRIOS DE DOAÇÃO

A doação de sangue é bem simples, além de ser um ato de solidariedade. Para ser um doador voluntário basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado. O doador deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a doação e fumar duas horas antes do procedimento.

Para doar sangue é preciso ainda apresentar original ou cópia autenticada de um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Pessoas com 60 anos ou mais só podem realizar o procedimento se já tiverem doado anteriormente.

Ficam impedidos de participar quem fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano, fez endoscopia há seis meses ou teve hepatite após os 10 anos de idade, além de gestantes, lactantes e portadores de doenças de Chagas.

A quantidade de sangue retirada pode chegar até 470 mililitros, dependendo do peso e da altura do doador. Os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses. E as mulheres podem doar três vezes, com intervalo de três meses.

Foto: Adenilson Nunes

Doação de Sangue pode ser feita no Hemoba de Camaçari -

Mais Notícias

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.