Seletiva teve três alunos de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 10/11/2010 03:11:37

Três alunos de Camaçari representaram o Município na seletiva do quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da rede Globo. Tianan Mota, Matheus Souza e Eliana Santos concorreram com outros 35 estudantes do Estado e ficaram em 2º, 4º e 7º lugar, respectivamente, na eliminatória da Bahia.

O bom desempenho dos meninos é mais uma mostra da qualidade do ensino que é oferecido na rede pública de Camaçari. Qualidade está que foi evidenciada também com o resultado obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Na ocasião, o Município superou as notas obtidas pelo Estado e pela região Nordeste e a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o Município em 2011.

As duas participantes do concurso nacional estudam na sede, na escola Maria Quitéria e o terceiro, Matheus Souza, é aluno da Escola Lídia Coelho em Arembepe.

Segundo lugar na competição, Tainan Mota, 13 anos, observou que ao contrário do que muitos pensam e dizem, há grandes oportunidades na escola pública, especialmente em Camaçari, que possui várias ferramentas pedagógicas que auxiliam nas aulas. “O principal responsável pela qualidade do ensino é o aluno, que deve se esforçar para aprender”, enfatiza.

De acordo com a estudante, os ensinamentos passados na escola foram fundamentais para que ela conseguisse uma boa colocação na seletiva.

Eliana Santos, 13 anos, concorda com a colega de escola e ressalta que as ferramentas educacionais oferecidas na rede pública municipal estimulam o aluno a estudar, aprender e despertar a criatividade.

Também na disputa pela vaga da etapa nacional do Soletrando para concorrer a uma bolsa de estudos, Mathues Souza, 13 anos, conta que estudava em média 5 horas por dia. Ela tinha o apoio da professora de português, Renata de Jesus, da escola e da família. “Todos me incentivaram a estudar e batalhar por meus sonhos e foi isso que eu fiz”.

Apesar de não terem sido classificados para representar o estado da Bahia na etapa nacional do Soletrando, todos os representantes de Camaçari se mostraram felizes por terem participado e conquistado boas posições. “Fiquei triste no primeiro momento por ter chegado tão perto e não ter conseguido, mas depois percebi que já era vitorioso”, frisa Matheus Souza.

Este é o terceiro ano que a escola Maria Quitéria inscreve os alunos no concurso e a primeira vez que um aluno representa a escola Lídia Coelho no Soletrando.

Satisfeito, o diretor da escola Lídia Coelho, Antonio Carlos Filho, observou que o projeto é maravilhoso e seria interessante que mais escolas participassem.

“O Soletrando é muito interessante porque estimula a leitura e, consequentemente, leva à interpretação positiva e ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita”, avalia o educador.

Slideshow | 2 fotos

Seletiva teve três alunos de Camaçari

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.