Até o final de outubro, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) inicia os serviços de recuperação do Morro da Manteiga, na área habitada do bairro Nova Vitória, ao lado da rua Maria Meire.
Serão realizadas correções da erosão e renovação da vegetação de 30 mil metros quadrados, com base de biomanta, técnica que utiliza uma manta natural de grama e árvores para garantir a germinação e desenvolvimento da vegetação.
De acordo com o subsecretário da Seinfra, José Almeida, atualmente são realizadas operações preliminares para a adequação das áreas degradadas, com três máquinas operando no local.
Ele informou ainda que o trabalho deverá estar pronto dentro de 120 dias e darão continuidade ao processo de recuperação do local, gerando emprego e renda para os moradores do Município, além de beneficiar milhares de famílias, proporcionando uma nova perspectiva de vida. Segundo Almeida, a comunidade será aproveitada nos trabalhos de recomposição ambiental.
O projeto, orçado em R$ 800 mil, prevê o plantio de mudas de árvores e gramas na encostas com técnicas de bioengenharia. Em junho, foram plantadas 1.800 mudas frutíferas. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), faz parte do programa de recuperação das áreas degradadas do Município.
O reflorestamento do Morro da Manteiga foi iniciado em 2007 e já beneficiou mais de 20 mil pessoas dos bairros Nova Vitória e Novo Horizonte. O programa garante melhor qualidade de vida e tranqüilidade para quem se sentia ameaçado pelo corrimento de terra das encostas no período das chuvas.
A recuperação também ocasiona melhora da qualidade do ar, contribuindo para a redução do aquecimento global e do assoreamento do rio Camaçari.

Obras estão na fase de preparação do terreno -