Seinfra faz balanço das ações de manutenção do 1º semestre de 2021

ASCOM
Publicado 04/08/2021 02:08:01

Preservar a cidade, mantê-la ordenada e com uma infraestrutura adequada. São com essas premissas que o governo municipal tem atuado em diversas frentes de trabalho nos serviços de manutenção de vias públicas na sede e costa do município, a fim de atender às necessidades e solicitações da população de Camaçari. O resultado desses esforços pode ser percebido através dos dados apontados no balanço feito pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) sobre as atividades desenvolvidas pela pasta no decorrer do 1º semestre deste ano.

Manutenção da rede drenagem, operação tapa-buraco, melhoramento de ruas sem pavimentação asfáltica, limpeza de canais e fossas sépticas, são algumas das ações realizadas através da Diretoria de Manutenção e Drenagem (DMD). De janeiro a junho deste ano, foram executadas melhorias no sistema de drenagem que variam entre os procedimentos de desobstrução de rede e caixa, instalações e/ou substituições de grelhas e tampas, limpeza de caixas e calhas, fuga de material, entre outros. Na costa, as benfeitorias ocorreram em aproximadamente 70 ruas, distribuídas entre as localidades de Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Arembepe, Jauá e Itacimirim. Na sede, foram mais de 70 vias contempladas com as intervenções, o que totaliza mais de 140 pontos atendidos.

Também aconteceram investimentos em obras de macrodrenagem com a utilização de aduelas para dar mais fluidez ao escoamento das águas pluviais e serem conduzidas para um local adequado, principalmente no período chuvoso. A iniciativa beneficiou os moradores das ruas Marques, no Parque Real Serra Verde; das Flores, em Jauá; e na Alameda Sabiá, entre as comunidades de Vila de Abrantes e Jauá. As ações são efetuadas de forma preventiva com a finalidade de evitar alagamentos e transtornos para a comunidade local.

Outro serviço preventivo foi a limpeza de canais com o procedimento de desassoreamento, que consiste no ato de retirar dejetos acumulados, areias e outros resíduos sólidos de rios, lagos e córregos que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de escoamento da água. Desta forma, a pasta contabiliza mais de 45 canais limpos, a exemplo do que fica próximo a 18ª Delegacia Territorial de Camaçari e o Terminal Rodoviário; do Rio Camaçari, no bairro Jardim Brasília; da Manuela, Morro da Manteiga e Maria Meire, no Nova Vitória; Rio da Prata, na Gleba E; da Avenida Sul, no Inocoop; Malícia, Morada Nobre, Fonte da Caixa e Estiva de Buris, em Vila de Abrantes.

Em paralelo a essa proposta, mais de 225 ruas foram contempladas com a operação tapa-buraco, com a remoção do asfalto velho na área danificada para poder preenchê-la com asfalto novo. Na sede, os trabalhos aconteceram em 188 pontos, nos quais as equipes percorreram os bairros do Inocoop, Dois de Julho, Verdes Horizontes, Burissatuba, Ponto Certo, Alto da Cruz, Lama Preta, Camaçari de Dentro, Jardim Limoeiro, Parque Verde, Phocs (I, II e III), Glebas (A, C, B, E e H), Parque das Mangabas e Santa Maria. Na costa, 40 ruas foram beneficiadas com os serviços, a exemplo das vias Guajirus, Brasil, Jequitibá, do Recôncavo, Belgrado e Alto da Bela Vista, em Jauá. 

De acordo com a equipe técnica da pasta, também ocorreram ações de melhoramento com o auxílio de máquinas retroescavadeiras e a formação das etapas de sub-base e base com a utilização do material conhecido como brita graduada no Espaço Camaçari 2000, na Avenida Jorge Amado; nas ruas Cancelas, da Paz e Campo, na via principal entre a localidade de Lagoa Seca e Jordão, em Monte Gordo; nas ruas da Embasa, São José, Sena e Largo do Planalto, em Machadinho; nos bairros Parque Verde I, II e III; Parque Real Serra Verde, na comunidade do Pião Manso, na região da zona rural e Cajazeiras de Abrantes.

Além disso, a gestão também atuou com manutenção periódica de limpeza de fossas sépticas instaladas em residências de cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Na sede, foram efetuadas 1.536 aspirações e as atividades aconteceram por meio da pasta da Infraestrutura e na costa, os serviços são de responsabilidade da Prefeitura Avançada da Costa, que contabilizou mais de 2.140 atendimentos. Juntos, somam mais de 3.670 sucções efetuadas ao longo do semestre.

Para quem mora na sede, as solicitações de limpeza de fossas e demais serviços podem ser feitas por meio dos contatos telefônicos da Seinfra (71) 3644-9706 ou (71) 3644-9709, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Quem reside na orla e precisa do atendimento pode ligar através do número (71) 3622-8226 ou se dirigir até a Prefeitura Avançada da Costa, das 8h às 12h.

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