Sehab trouxe diversos benefícios à população durante o terceiro trimestre de 2021

ASCOM
Publicado 07/10/2021 11:10:52

Nove meses se passaram desde o começo do ano e de lá para cá, a Secretaria da Habitação (Sehab) segue mudando a realidade de diversos camaçarienses. A pasta avançou significativamente no que diz respeito à habitação de interesse social. Foram entregues títulos de legitimação fundiária e certidões de registro de imóveis para 60 famílias do Conjunto Habitacional Boa Esperança, localizado no bairro da Nova Vitória.

A iniciativa tem como objetivo assegurar o morador como legítimo dono, sem falar na valorização do imóvel. O recebimento do título possibilita a realização de um sonho das famílias, além do acesso às políticas públicas e institucionais. Esses beneficiários passaram a ter suas propriedades oficialmente reconhecidas.

Na parte de promoção de moradia digna, a Sehab, em parceria com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está finalizando a construção de 12 casas pulverizadas no entorno do conjunto habitacional que está em processo de implementação na comunidade do Burissatuba. A iniciativa faz parte do projeto de Obras de Urbanização e Assentamentos Precários, que recebe investimento do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), setor vinculado ao Governo Federal.

O desenvolvimento desta ação resultará, ao todo, na consolidação de 250 moradias. Além da construção das casas, os trabalhos continuam com serviços de acabamento nas demais residências do conjunto; execução do procedimento de base e sub-base nas ruas projetadas, para que possa receber posteriormente a pavimentação asfáltica; e terraplanagem no espaço destinado para o lazer e entretenimento das famílias, com a implantação do centro comunitário, praça, quiosque e quadra. 

Ainda se tratando do projeto do FNHIS, foi instalado um centro de atendimento social no local para realizar o monitoramento e acompanhamento da área de intervenção junto às famílias elegíveis. O atendimento é realizado de segunda à quinta, das 9h às 15h e acontece no bairro, para que os contemplados não precisem se deslocar até a Sehab, já que apenas os moradores desta região do Burissatuba serão beneficiados pelo programa.

Saindo do âmbito municipal e partindo para a esfera federal, no início do mês de julho a Sehab assinou a portaria que autoriza a liberação da verba do Programa Federal Pró-Moradia para a execução no município. O acompanhamento e financiamento da iniciativa, que aporta um recurso federal de R$ 12,3 milhões, será de responsabilidade da Caixa.

O programa, que neste primeiro momento promoverá melhorias habitacionais em 500 residências no bairro, oferece serviços como alvenaria de blocos, chapisco, massa única, piso cimentado, pintura, cobertura (madeiramentos e telhas), troca ou instalação de portas e janelas, instalação sanitária, fossas/sumidouros e instalação elétrica interna.

E para fechar o terceiro trimestre com chave de ouro, também aconteceu o plantão social do Programa de Trabalho Social (PTS) para os moradores do extinto programa habitacional Minha Casa Minha Vida. A ação teve como objetivo atender aos beneficiários e abrir espaços para que moradores desses conjuntos habitacionais tirassem dúvidas sobre projetos em execução, assim como atividades programadas para esse público.

O plantão fortaleceu vínculos e estimulou a participação dos cidadãos dessas comunidades em atividades desenvolvidas nas localidades, tornando a secretaria mais próxima das pessoas atendidas por ela. No plantão foram tiradas dúvidas, feitos encaminhamentos, e foi dado início a apresentação do cronograma dos cursos profissionalizantes que serão realizados em breve, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.